sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um longo caminho


Ainda tenho pensado muito na exaltação dos ânimos dos últimos dias, por causa do processo eleitoral. Por mais que negue, a velha mídia espelha uma realidade que não se vê nas ruas. Na periferia dos grandes centros, no comércio, nas empresas e por todo lado há um clima de paz e otimismo. Há trabalho, muito trabalho. E quando tempo e orçamento permitem, lazer e diversão. A vida segue seu curso com planos e sonhos, com dor e sofrimento, como sempre foi desde sempre.

Ainda assim, as páginas dos jornais insistem em fazer um recorte completamente distorcido da realidade. Cedo ou tarde, a verdade se imporá, sem confronto, sem violência.

A supremacia da verdade e da não-violência são dois valores da crença hindu, que tiveram em Mahatma Gandhi (1869-1948) seu maior expoente. Combater o imperialismo inglês sem o uso de armas e levar a Índia à independência transformaram-no num dos homens mais importantes da humanidade depois de Cristo. Como Gandhi demonstrou, não é preciso usar a força para afirmar os valores de um povo.

O princípio da não-agressão, por exemplo, iguala opositores pelo diálogo e diminui o poder daqueles que tentam se impor pelo arbítrio e pelo dinheiro. Talvez a mensagem do grande líder espiritual e mártir de uma das maiores nações do planeta possa inspirar nossa luta por uma sociedade mais justa, democrática e livre. Temos um enorme enfrentamento a caminho.

Teremos que discutir transformações profundas na sociedade, a partir do próximo ano. Não podemos mais aceitar um governo refém de interesses de uma minoria. Precisamos erradicar a fome, diminuir as desigualdades e permitir acesso da maioria dos brasileiros a bens e serviços que, embora essenciais, ainda são privilégio de poucos. Não tenho dúvidas de que estamos escolhendo o caminho certo!
.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics