terça-feira, 14 de setembro de 2010

Exploração de Petróleo na Paraíba: Bacia Pernambuco-Paraíba entra na 11ª rodada de licitação da ANP prevista para 2011


O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Marco Antônio Martins Almeida, afirmou nesta segunda-feira, 13, que a 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), prevista para o início do ano que vem, deve conter apenas áreas terrestres e em águas profundas na margem equatorial brasileira, que inclui as bacias de Pernambuco-Paraíba, Pará-Maranhão e Foz do Amazonas.

Já as águas profundas das maiores bacias brasileiras serão incluídas no primeiro leilão do pré-sal, que vai contar com a área de Libra, com 8 bilhões de barris de petróleo, e "possivelmente mais algumas áreas" ainda não definidas, informou Almeida. Nesse leilão, condicionado à aprovação do novo marco regulatório no Congresso, ganhará o consórcio que oferecer mais petróleo para a Pré-Sal Petróleo SA, estatal criada para representar o governo nos contratos de partilha.

A empresa deve ser dona também de eventuais excedentes de produção no campo de Franco, cedido pelo governo à Petrobrás. "A Petrobrás vai produzir até 5 milhões de barris e, se tiver mais petróleo, podemos contratar diretamente a empresa ou fazer um contrato de partilha", disse.

Do Estadão

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics