sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sete municípios paraibanos estão incluídos na primeira fase do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do Governo Lula

Lisiane Wandscheer
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Telebras, Rogério Santana, anunciou ontem (26), no encerramento do Fórum Brasil Conectado, a relação das cem cidades que terão acesso à internet rápida até o final de 2010. No total, nesta primeira fase, serão atingidas mais de 14 milhões de pessoas.


O valor cobrado pelo uso da internet rápida será de R$ 35 ao mês, com a possibilidade de haver redução [podendo chegar a R$ 15]. A velocidade mínima disponível será de 512 kbps. Segundo Rogério Santana a previsão para 2011 é de que mais 1.063 cidades serão atendidas e até o final de 2014 o processo será concluído em todo o país.

Entre os critérios para a definição das cidades estão a existência de redes de fibra ótica, a proximidade de até 50 km com os POPs (pontos de presença), municípios com menor densidade de banda larga e com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), áreas urbanas pobres e densamente povoadas, além de áreas rurais e regiões remotas.

No Estado da Paraíba, foram escolhidos, nessa primeira fase, os seguintes municípios: Campina Grande, Campo de Santana, Araruna, Riachão, Dona Inês, Bananeiras e Duas Estradas.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics