segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Nordeste de Lula está mudado


No ritmo das canções populares, gostaria de esmiuçar um pouco com vocês uma das músicas do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o nosso Lula. A canção se chama “Nordeste pra Frente”, composta pelos “Lulas” Queiroga e Gonzaga, e gravada em LP no ano de 1968 no disco intitulado Canaã.

A letra de “Nordeste pra Frente” revela algumas características de um período em que a região nordestina começava a sofrer mudanças culturais e econômicas. Gonzaga já destacava, por exemplo, a mudança do vestuário feminino com as mocinhas usando mini-saias, os homens deixando seus cabelos “crescidinhos”, ou então, os flashes do famoso lambe-lambe registrando a vida sertaneja através da fotografia, em especial, dos sertanejos mais abastardos. Isso no final da década de 1960.

Outro trecho interessante da letra de “Nordeste pra Frente” diz respeito ao crescente processo de inserção da região ao mundo globalizado, digamos assim. Lula destacava já naquela época os produtos estrangeiros comercializados na região, citando como exemplos a guitarra americana, o whisky escocês, a gravata italiana e o radinho japonês, tornando a letra da música uma importante fonte de pesquisa sobre o processo de desenvolvimento do Nordeste na década de 1960. Se isso for considerado desenvolvimento.

Porém, vale ressaltar na música “Nordeste pra Frente”, mas também nas tantas outras canções do Lula, o sentimento forte de nordestinidade de Luiz Gonzaga ao se encantar com a chegada de investimentos na Região Nordeste do Brasil. Gonzaga cantava:

Caruaru tem sua universidade
Campina Grande tem até televisão
Jaboatão fabrica jipe à vontade
lá de Natal já tá subindo foguetão
Lá em Sergipe o petróleo tá jorrando
em Alagoas se cavarem vai jorrar
publiquem isso que eu estou lhe afirmando
o meu Nordeste dessa vez vai disparar

Aí eu pergunto: e se o Lula compositor estivesse vivo e olhasse o que o Lula presidente está fazendo atualmente pelo Nordeste brasileiro? O Lula Gonzaga ficaria radiante com as dezenas de universidades públicas e escolas técnicas criadas pelo Lula presidente.

O Lula Gonzaga ficaria radiante com o desenvolvimento tecnológico de Campina Grande, com a reconstrução da indústria naval gerando milhares de empregos em Pernambuco e região, com os parques eólicos do Ceará e do Rio Grande do Norte, com a descoberta de petróleo no sertão paraibano, com a retomada da construção da ferrovia Transnordestina, com a revitalização e transposição do Rio São Francisco, e tantos outros investimentos do Lula presidente.

Se na música do Rei do Baião ele pede que o “Sr. réporter vá anotando pra botar no seu jornal que meu Nordeste está mudado, publique isso pra ficar documentado”, então agora, no ano de 2010, após mais de 30 anos do pedido de Luiz Gonzaga, mesmo eu não sendo repórter, deixo anotado, publicado e documentado que o Nordeste do Lula presidente está muito mais mudado, sim, senhor.

Texto nosso publicado inicialmente no ExpressoPB

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics