terça-feira, 8 de junho de 2010

Serra deveria agradecer a Lula e a Dilma: empregos na construção civil disparam no Nordeste, gerando renda para os nordestinos

O ex-governador José Serra deveria fazer um baita agradecimento ao presidente Lula e à ex-Ministra Dilma Roussef. Graças ao programa Minha Casa, Minha Vida, que fez explodir a construção de habitações no Nordeste, os nossos irmãos nordestinos, pela primeira vez, não têm que buscar o Sul do país para conseguir trabalho. A manchete do jornal Valor Econômico de hoje mostra que, agora, o que acontece é falta de mão de obra na região na construção civil: faltam pedreiros, eletricistas, bombeiros hidráulicos e até engenheiros para tocar as obras.


Serra, que chegava a pagar R$ 5 mil para mandar embora famílias nordestinas de São Paulo, como você pode ver nesta matéria [acima] de 2006 da Folha Online, agora pode se “preocupar” menos com nossos irmãos que imigram para aquele grande estado. Pela primeira vez na história, o Nordeste tem uma participação na geração de empregos no país (30,87%, na área da construção civil) superior à seu peso na população do país (28%). Há dois anos era a metade.

Nos últimos quatro anos, o crédito imobiliário cresceu 71% e o consumo de cimento em 9,3%, os maiores índices registrados em todo o país.


Se uma parte da elite paulista não fosse tão tacanha conseguiria entender o que está escrito no prório brasão do Estado. Lá, há uma frase em latim: Non ducor, duco. Quer dizer: “Não sou conduzido, conduzo”. Mas São Paulo tem que passar a olhar esta frase de um jeito diferente do que as suas elites sempre fizeram. Conduzir não quer dizer inchar, enquanto os outros murcham. Conduzir é ser líder e entender que o progresso harmônico do Brasil só gera mais progresso e qualidade de vida para os próprios paulistas.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics