terça-feira, 22 de junho de 2010

Luiz Couto: um deputado destemido e coerente


Reproduzo no blog o excelente artigo da colunista do Portal PolíticaPB, a jornalista Beth Torres, sobre o Deputado Federal Luiz Couto (PT-PB). Vale apena conferir:

Deixem Couto ser coerente

Nos últimos dias o deputado federal, Luiz Couto (PT), vem sendo “massacrado” por alguns veículos de comunicação. O petista é apontado como desagregador e individualista por não aceitar compor chapa com o governador, José Maranhão (PMDB). Na verdade, digo que Couto vem sendo tão criticado apenas por ser coerente, por não ter medo de abrir mão do seu projeto político em nome daquilo que acredita.

Luiz Couto, desde o início, vem defendendo uma composição com o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), para as eleições de outubro próximo. O parlamentar vem fazendo várias críticas ao Governo Maranhão III e também ao fato do gestor estadual não ter dado garantia alguma de que o PT permaneceria na vice e até ter desqualificado a legenda e “humilhado” Luciano Cartaxo.

A semana passada o padre disse uma frase forte, digna de quem não tem a política como meio de vida e para promoção pessoal. Após pressão da direção nacional do seu partido para compor chapa com José Maranhão, ele disse que preferia largar a política que manchar a sua história se aliando ao atual governador. Couto, a exemplo de outros políticos, poderia muito bem se calar e aceitar a vice, mas isso não faz o seu estilo.

Individualista, como alguns vêm disseminando, Couto está longe de ser. Diferente de Rodrigo Soares, ele não vem pensando em projetos pessoais. Rodrigo não está sendo nada partidário ao defender o nome de Couto como vice ou senador de José Maranhão. Na verdade, ele pensa apenas em seu próprio projeto.

Caso Couto vá compor a majoritária, abrirá um bom espaço para Rodrigo conseguir se eleger deputado federal, pois vai deixar algumas de suas bases livres. Querendo se eleger para o posto de deputado federal e de olho nos votos de Couto, quem será que está pensando em um projeto individual? Couto que não é.

Outro ato que merece respeito foi o fato de Luiz Couto, mesmo defendendo que o PT se alie ao bloco de oposição, subir na tribuna da Câmara Federal defendendo que sejam apuradas todas as denúncias contra o senador Efraim Morais, pré-candidato á reeleição no grupo que ele anunciou o apoio. Com discurso duro ele cobrou até a cassação do parlamentar.

Muitos não podem concordar com as posturas adotadas por Couto, mas é preciso que o respeitem pela sua história, pela sua coragem e, sobretudo, pela grande colaboração que deu ao Estado da Paraíba na sua atuação como parlamentar.

O padre é um homem destemido, que teve a sua vida ameaçada por mexer em vespeiros. Couto abordou assuntos que ninguém teve coragem de mexer, como a questão dos grupos de extermínio e exploração sexual infantil na Paraíba.

Em minha opinião Luiz Couto é o melhor deputado federal que temos. Nunca fez nada que envergonhasse os paraibanos, pelo contrário, só enche esse estado pequenino de orgulho. O petista é assíduo as sessões, apresenta proposituras voltadas para a coletividade e não para favorecer A ou B e nunca esteve envolvido em nenhum escândalo. Por essas e outros que insisto em dizer que Couto merece todo o respeito dos paraibanos. Por favor, deixem Couto ser coerente.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics