domingo, 27 de junho de 2010

“Já cumpri meu dever. Fiz o melhor que podia fazer”, desabafou o ex-prefeito de Belém, Edmilson Rocha

Por Júnior Miranda

O ex-prefeito de Belém, no Estado da Paraíba, o médico Edmilson Rocha de Lima, foi o entrevistado neste sábado (26) no Programa 87 Notícias da Rádio Comunitária Rua Nova FM. Edmilson Rocha, natural do município de Bananeiras, em especial do sítio Lagoa do Matias onde passou maior parte de sua infância, administrou o município de Belém entre os anos de 1993 e 1996 pelo PMDB. Ele falou de seus 33 anos de atuação profissional como médico, dos motivos do fechamento da antiga Casa de Saúde e Maternidade Santa Lúcia, e de sua passagem pela prefeitura de Belém, na qual considera que “foi o destino” que lhe reservou tal posto político.

Médico há 33 anos, Edmilson Rocha de Lima começou sua atuação profissional na região do Alto Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, especificamente na cidade de Marcelino Vieira. Desde essa época começou a investir na construção da memorável Casa de Saúde e Maternidade Santa Lúcia, o primeiro estabelecimento de saúde privado de grande porte da cidade de Belém, que atendeu por mais de duas décadas o município e região principalmente com verbas do SUS, já que entre as décadas de 1970 a 1980 era precária a rede pública de saúde na Paraíba. Atualmente desempenha sua função de médico em várias cidades da Região do Brejo Paraibano, como Bananeiras, Guarabira, e no Hospital Distrital Luiz Alexandrino da Silva em Belém.

Sobre o fechamento da Casa de Saúde e Maternidade Santa Lúcia no final da década de 1990, Edmilson Rocha explicou que o principal motivo do fechamento foi a política adotada pelo Governo Federal em priorizar, para os hospitais públicos, as verbas do SUS, diminuindo consideravelmente o valor dos repasses para os atendimentos na rede privada, tendo, consequetemente, dificuldades para pagar impostos, encargos trabalhistas e fornecedores. Edmilson Rocha lembrou ainda que na época, além da Maternidade Santa Lúcia, outros 43 hospitais particulares foram fechados na Paraíba pelo mesmo motivo.

Durante a entrevista o ex-prefeito também revelou que o prédio do antigo hospital será alugado a prefeitura de Belém, local onde poderá funcionar, após uma reformada já programada, a Secretaria de Saúde ou outros departamentos burocráticos da atuação administração municipal. Edmilson Rocha foi perguntado ainda sobre a sua grande residência inconclusa na entrada da cidade. Ele disse que abandonou o empreendimento quando foi eleito prefeito de Belém para que o “povão” não dissesse que estaria sendo construído com dinheiro público. Porém, no contexto de vida atual não teria iniciado a construção.

Com relação ao período de sua administração no município de Belém, após ser eleito com uma votação expressiva em 1992, numa vitória histórica, derrotando o patriarca da família Gomes de Lima, o ex-prefeito de Belém João Gomes de Lima, pai do atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo, e do ex-deputado estadual Tarcísio Marcelo, que na época exercia o mandato, Edmilson Rocha fez questão de destacar suas ações na área do saneamento básico e da educação no município de Belém.

Edmilson Rocha lembrou que no Distrito de Rua Nova, por exemplo, foram canalizados cerca de 3.400 metros de esgotos, além de outras ruas na cidade de Belém, nas quais os dejetos corriam a céu aberto, a exemplo da Rua Cícero Moura e imediações. Já na área da educação destacou os vários cursos de capacitação para os professores da rede municipal de ensino e as reformas e construções em escolas da zona rural, como as dos sítios Gameleira, Forquilha, Jenipapo, Lagoa de Serra, dentre outras.

O ex-prefeito também rebateu as críticas sobre a falta de pavimentação de ruas, em especial a rua onde ele mesmo mora desde quando exerceu o cargo de prefeito de Belém, numa área nobre da cidade. Edmilson afirmou que preferiu priorizar ações de saneamento básico em regiões mais periféricas da cidade ao invés de pavimentação de ruas, e disse que faria tudo de novo se estivesse no contexto social da época, pois com essas ações de saneamento básico pôde evitar mortes de crianças devido às doenças causadas pelo contato com o esgoto.

Por fim, Edmilson Rocha afirmou que desistiu da candidatura a vereador em 2008 quando se deu conta que as questões profissionais lhe impediriam de continuar a campanha e, posteriormente, o mandato de vereador. Contudo, Edmilson foi enfático ao dizer que cumpriu seu papel como político, e que não pretende retornar a vida política partidária. “Já cumpri meu dever. Fiz o melhor que podia fazer”, concluiu o ex-prefeito de Belém.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics