segunda-feira, 7 de junho de 2010

Em queda: Mudança na Record põe Fantástico e Globo em 3º lugar na audiência

Do Portal Vermelho

A gangorra de audiência televisiva do último domingo (30) reservou surpresas. A alteração na grade de programação promovida pela Record rendeu o recorde de audiência para o Domingo Espetacular, apresentado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim.

Já o Fantástico, da TV Globo — que já vinha registrando seguidas quedas de audiência — chegou a amargar um terceiro lugar entre as 23h30 e 23h40. No horário, eram exibidos S.O.S. Emergência, Domingo Espetacular e Pânico na TV. Em um dos momentos da disputa, a Rede TV! liderou com 12,9 pontos, seguida por Record (11,7) e Globo (10,8).

Com novo horário, o Domingo Espetacular marcou média de 13 pontos, levando a emissora do bispo em segundo lugar de audiência. Já o Fantástico passou de 23 pontos (sem concorrência direta) para 19,6. O Pânico, que até então ocupava o segundo lugar, passou de 12 para 10,5 pontos de audiência.

Não só a atração apresentada por Paulo Henrique Amorim se deu bem com as mudanças na grade. O programa do Gugu, agora exibido às 16 horas, registrou média de 9 pontos de Ibope, ante 7 pontos do SBT no horário. Já Silvio Santos passou de 10 para 8 pontos e Faustão caiu de 22 para 21. Eliana foi de nove para sete.

Um levantamento de médias anuais de audiência, feito em novembro de 2009, apontou que o Fantástico perdeu mais de 30% de sua audiência nos últimos dez anos. Entre 2007 e 2009, por exemplo, a atração despencou de 28,2 pontos para 23,4 pontos. O declínio recente coincide com reformulações mal-sucedidas no programa, como a saída de Glória Maria, a redução de reportagens científicas e longas entrevistas, além do predomínio de matérias de celebridades, quadros e notícias sobre a Globo.

Da Redação, com informações do Adnews

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics