quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vox Populi/Band: Dilma lidera com folga no Rio de Janeiro e deixa Serra para trás

Pesquisa Vox Populi feita no estado do Rio de Janeiro, o terceiro maior colégio eleitoral do país, e divulgada na noite desta quarta-feira, 19, mostrou uma grande virada da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, sobre o seu principal adversário José Serra (PSDB). Neste sentido, Dilma avançou 10 pontos percentuais na comparação com o levantamento de janeiro e passou de 28% para 38% das intenções de voto. Serra, por outro lado, recuou 8 pontos percentuais e caiu de 32% para 24%. Assim, a petista assume a liderança com folga no Rio.

A pré-candidata do PV, Marina Silva, atingiu 12% das intenções de voto, ligeiramente abaixo dos 13% alcançados no levantamento feito em janeiro. Na pesquisa espontânea, o desempenho de Dilma em relação a Serra fica ainda melhor: a ex-ministra alcança 16% das intenções de voto, mais que o dobro do registrado pelo tucano, que foi de 7%. O presidente Lula, que não será candidato, foi lembrado por 10% dos entrevistados. O Vox Populi também fez uma simulação de segundo turno entre Dilma e Serra: a petista venceria com 43% das intenções de voto contra 28% do ex-governador de São Paulo.

O excelente desempenho de Dilma pode ser associado também à transferência de votos do Presidente Lula. De acordo com a pesquisa Vox Populi, 29% dos entrevistados no Rio afirmaram que votarão com certeza no candidato apoiado por Lula, enquanto 31% disseram que poderão votar, dependendo do nome. Por outro lado, apenas 10% declararam não votar de jeito nenhum no candidato apoiado por Lula, enquanto 25% não levarão em conta o apoio de Lula para decidir seu voto. Vale destacar que, segundo a pesquisa, 68% dos entrevistados avaliam o governo Lula como positivo, 29% como regular e apenas 4% como negativo.


Fonte: blog Boteko Vermelho

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics