quarta-feira, 5 de maio de 2010

A inteligência dos nordestinos: dois estudantes paraibanos ganham concurso de tecnologia promovido pelo Google em nível mundial

Dois estudantes de cursos tecnológicos da Paraíba venceram os colegas de mais de 100 países em competição do Google para projetos de software livre. Eles são autores de 2 dos 150 projetos selecionados para receber, cada um, R$ 10 mil cada e desenvolver programas de computadores.

Flávio Ribeiro (esquerdo na foto) e Diógenes Augusto são alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), uma das duas instituições federais paraibanas – a outra é a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Eles inscreveram projetos no Google Summer of Code 2010 (“Verão do Código 2010”, em tradução livre), competição de fanáticos de códigos de computadores.

"A recompensa em dinheiro é boa, claro, mas o importante mesmo é a experiência no currículo. Ter um projeto aceito pelo Google é um salto enorme na profissão”, diz Flávio, aluno do sétimo período de Engenharia Elétrica. Ele é autor de um projeto para interligar computadores, celulares e outros dispositivos usando Bluetooth e o sistema operacional Linux.

“O interessante é a rede de contatos. Vamos compartilhar desafios com pessoas de todo o mundo que colaboram e aprendem com os nossos projetos”, diz Diógenes, do quinto período de Sistemas para Internet. O projeto de Diógenes é desenvolver ferramentas avançadas para editar páginas de sites colaborativos, como a Wikipédia.
.
A competição do Google acontece desde 2005. Todos os anos, seleciona cerca de 150 projetos de estudantes de todo o mundo. Os escolhidos recebem 5.500 dólares (equivalente a 9.800 reais) em duas etapas: 500 na fase inicial, 2.250 em agosto e o restante ao completar o projeto.


Comentário do Blog: Estão entendendo porque os nordestinos votarão em Dilma? Porque foi através do investimento do Governo Lula na educação, criando dezenas de escolas técnicas federais, os chamados Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, no Nordeste e no Brasil, aliados a inteligência dos brasileiros, que foi possível essa importante vitória dos dois estudantes paraibanos.

Um comentário:

Maryana disse...

Boa noite. Além desses dois que vc citou, outros oito alunos da UFCG (Campina Grande) também foram selecionados por este programa da empresa Google! Segue link: http://bit.ly/c91XfW

Clicky Web Analytics