segunda-feira, 17 de maio de 2010

A humilhação de uma mulher

Por Júnior Miranda

No atual momento histórico em que as mulheres brasileiras estão cada vez mais se emancipando economicamente, conseguindo importantes cargos na política, no ambiente profissional e em vários outros espaços antes predominantemente ocupados por homens, fiquei entristecido com a situação de humilhação pública por qual passou, consciente ou inconscientemente, a ex-prefeita de Campina Grande, Cozete Barbosa.

Ouvindo o programa Correio Debate na última sexta-feira (14) fiquei profundamente entristecido com a fala de Cozete. A ex-prefeita da segunda cidade mais importante do Estado da Paraíba, conhecida como um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico do país, simplesmente se humilhou publicamente após ter participado de um encontro de mulheres em Campina Grande, onde na ocasião estava presente a vereadora Daniela Ribeiro, uma das idealizadoras do evento e cotada para ser vice na chapa do socialista Ricardo Coutinho ao governo da Paraíba.

No programa de rádio na Correio Sat, Cozete Barbosa tentou se justificar perante o governo do estado por ter participado desse encontro de mulheres em Campina Grande, dizendo que era uma funcionária contratada pelo governador José Maranhão, destacando em vários momentos que recebia salário do governo estadual, e que jamais iria deixar o grupo do governador.

Sabemos, porém, que o atual governador acolheu a ex-prefeita após ela ter passado por momentos difíceis devido à covardia do clã Cunha Lima, que abandonou Cozete ao assumir a prefeitura de Campina Grande com a chegada de Cássio ao Palácio da Redenção. Muitas batatas-quentes caíram nas mãos de Cozete Barbosa, tendo ela sido punida por diversos problemas administrativos oriundos do tempo em que Cássio era prefeito de Campina Grande.

No entanto, a fala humilhante de Cozete Barbosa, que poderia ser punida devido sua participação num evento de mulheres no qual estava uma vereadora de oposição ao governo, me deixa, repito, muito entristecido. Até onde vai a política da Paraíba? Pra quê tanta humilhação de uma ex-prefeita da segunda cidade mais importante do estado? Nem um cidadão comum poderia se humilhar desse jeito! Precisava de tudo isso? Até um dos âncoras do programa Correio Debate ficou constrangido com a fala de Cozete.

Será que Cozete Barbosa não poderia participar do evento na Câmara de Campina Grande, no qual seria instalado o Comitê Multipartidário de Mulheres, só porque tinha políticos de oposição ao governo? O comitê de mulheres já diz tudo: é multipartidário. Poxa vida!

2 comentários:

Robin disse...

Morei em Brasília durante 25 anos, e agora morando em cidade do interior, percebo no nordeste resquícios do coronelismo do Séc.19, infelizmente!

Vamos lutar para mudar isso!
Estamos nessa companheiro!

severo/PB/SP disse...

Na minha modesta opinião isso se chama: FALTA DE PERSONALIDADE! se ela manda zé pro inferno, aposta que ela não iria passa fome. É a famosa frase: "o boi carrega o arado por desconhecer sua força".

Clicky Web Analytics