quinta-feira, 8 de abril de 2010

Carta ao Povo Belenense: Cinco Anos a Espera de Justiça

Publico a seguir o texto intitulado: "Carta ao Povo Belenense. Cinco anos a Espera de Justiça" publicado no site de Marcelo Matias e em outros sites/blogs paraibanos sobre o caso do covarde assassinato do jovem belenense Robério, de 22 anos, morto banalmente com um tiro a queima roupa em fevereiro de 2005. Os acusados serão julgados no próximo dia 27 de abril pelo júri popular no fórum de Belém.
.
Por Marcelo Matias
.
No dia 09 de fevereiro de 2005 o meu irmão Mario Robério Matias da Silva, 22 anos, casado, pai de duas filhas recebeu um tiro a queima roupa pelas costa que atingiu o seu temporal esquerdo (nuca). Como a sociedade belenense bem sabe, os bandidos fugiram em seguida e assim permaneceram por mais de 4 meses. Internado em estado grave no Hospital de Trauma em João Pessoa, no dia 11 de fevereiro de 2005 , meu irmão veio a ter morte encefálica e nós da família tomamos a decisão de realizar a doação dos seus órgãos: coração, fígado, rins e córneas.

Os dois assassinos foram presos no estado do Rio Grande do Norte mais ou menos 4 meses depois do assassinato, uma decisão judicial os colocou em liberdade pouco tempo depois, o juiz aceitou a argumentação da defesa que alegou decurso de prazo de conclusão do inquérito. O fato é que essa decisão judicial obrigou a todos nós, irmãos, pai, esposa e suas filhas a cruzar todos os dias pelas ruas da cidade com os dois assassinos que de forma covarde e sem motivos, nos fizeram sofrer com a dor de ver o nosso irmão inerte dentro de um caixão com apenas 22 anos de idade, com uma vida toda pela frente e com duas lindas filhas que hoje são obrigadas a conviver com a ausência de seu pai.

Durante esse tempo não faltou quem nos incentivasse a fazer justiça com as próprias mãos, ideia imediatamente rejeitada pela família, porque mesmo cruzando com os assassinos todos os dias, sempre acreditamos que um dia justiça será feita. Entre inquérito policial e instruções processuais, cinco anos se passaram do assassinato de meu irmão, até a marcação do júri que se realizará no dia 27 de abril de 2010.

Pois bem, chegou à hora de se fazer justiça, não a justiça sugerida por membros da sociedade, aonde os justiceiros seriam os familiares praticando justiça com as próprias mãos, mas a sociedade terá a oportunidade de fazer justiça, a justiça estabelecida na forma da lei. É comum enquanto cidadãos nos revoltarmos contra os casos de violência e contra impunidade, no tribunal do júri a sociedade têm a justiça nas mãos.
.
É sabido que os assassinos e familiares estão procurando jurados para pedir absolvição, não faremos o mesmo para pedir condenação, o que precisamos para fazer justiça está nos autos do processo e cada jurado deve votar de acordo com a sua consciência, confiamos Plenamente no Conselho de Sentença e na sua capacidade de fazer justiça, é com esperança que aguardamos a realização deste júri, não por vingança, mas por senso de justiça e por acreditar que a condenação dos assassinos do meu irmão sirva como exemplo e reafirmação de que a vida está acima de tudo e que o crime não compensa.
.

Um comentário:

SEVERO disse...

OLHA SÓ O QUE É A NOSSA JUSTIÇA. PARABÉNS MARCELO MATIAS, NÃO O CONHEÇO MAS SEI QUE É UM GRANDE SER HUMANO, QUE ALÉM DE PERDER SEU JOVEM IRMÃO ESPERA HÁ CINCO ANOS POR JUSTIÇA. TALVEZ EU,COM MEU PENSAMENTO IRRACIONAL( E POR ISSO NÃO IREI EXPRESSAR TOTALMENTE MINHA OPINIÃO MAS BASTA COMPARA-LO AO CODIGO DE HAMURABI) NÃO TENHA HABILIDADES SUFICIENTE PARA CONVIVER EM SOCIEDADE.FICO REVOLTADO COM ESSA SITUAÇÃO QUE SÓ QUEM VIVE A TRAGÉDIA DE PERDER UMA PESSOA QUERIDA QUE SABE A DOR. ABRAÇOS E BOA SORTE PRA VC E TODA SUA FAMILIA.

"OLHO POR DENTE POR DENTE". DESCULPA O RADICALISMO MAS PRAMIM LEI SÓ FUNCIONA DESSA FORMA.


Se uma casa mal-construída causa a morte de um filho do dono da casa, então o filho do construtor será condenado à morte.

Seção 230, do código de Hamurabi.

Clicky Web Analytics