quinta-feira, 22 de abril de 2010

Artigo: "O jogo sujo"

Publico a seguir artigo enviado ao nosso blog pela colega de faculdade e jovem estudante de Letras na UEPB em Guarabira, Rejane Soares, sobre o jogo sujo da política no Brasil e na Paraíba.

Por Rejane Soares

Não é de hoje que a política, a arte de governar bem, deixou de ser praticada, dando lugar à politicagem. Todos que tentam fazer algo benéfico para a população ou são assassinados ou difamados. Tomemos como exemplos os irmãos Graco (em Roma) que foram mortos, porque lutaram pela reforma agrária; Carlos Prestes em sua marcha pelo comunismo; Cristo o verdadeiro exemplo e tantos outros.

Um Brasil de café com leite, colocando seus eleitores no cabresto e comprando sua dignidade por ninharia, envergonham muitos corajosos que lutaram e perderam a vida por causa desse direito fundamental “o direito do voto”.

Infelizmente o nosso estado também passa por um caos. Com essa praga irremediável que causa a morte, seja por falta de atendimento médico de qualidade; pela fome ocasionada por falta de emprego; por sua insegurança ou pelo grande mal a “deseducação”. Governadores que se preocupam apenas consigo mesmos e distribuem migalhas aos seus seguidores, essas que influenciam na vida de cada um de nós, pois os maus profissionais estão aí a matar: sonhos, esperanças e oportunidades. São escolhidos não por capacidade, mas por “adulação e obediência”.

Hoje o estado do “rio ruim” se vê aflito e fazendo jus ao seu adjetivo. Mais uma eleição e agora é o momento dos “bombardeios”. De um lado mais de cinquenta anos de mesmice e do outro uma “inovação” tosca, porque teve de aliar-se a uma cassação. É... A politicagem tem dessas coisas!

Quem antes apresentava projetos e desenvolvia-os, como o empreendimento para o pequeno comerciante, que ouvia a população através da consulta popular; fazia reformas na cidade, é colocado como monstro e alvo, isso é a tradição! Em face de um coronel que não inova e só olha para uma única direção.

Como um escritor costumava dizer “o que falta a este estado: verdade, o que mais que se ponha honra. O que falta a Paraíba é verdade, honra e vergonha”.

Talvez seja utopia imaginar que isto um dia mudará, mesmo assim ainda acredito, porque “quando a gente muda o mundo muda com a gente, mudamos o mundo com a mudança da mente e quando mudamos ninguém manda na gente”. (Gabriel, o pensador). E dessa vez as pessoas analisarão os políticos, recusarão as troquinhas. Então, a dignidade prevalecerá e a política renascerá das cinzas. E poderei mudar o título desse artigo, acabando com esse jogo sujo.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics