domingo, 7 de março de 2010

Tambaba, Coqueirinho, Barra de Gramame: a Paraíba e seu litoral paradisíaco


Por Viaje Mais/MSN

A Paraíba tem um litoral de 130 km de extensão, mas com praias que não ficam nada a dever às mais bonitas do Nordeste, com a vantagem extra de que a maioria delas permanece quase intocada.
.
Barra de Gramame

É o caso da Praia de Barra de Gramame, tão rústica quanto sempre foi, o que não deixa de ser surpreendente por estar a apenas 20 km de João Pessoa. Barra de Gramame é um lugar tão tranqüilo que seu morador mais ilustre, o Zezinho, arruma tempo para exercitar um curioso hobby: domesticar caranguejos.

Coqueirinho

Seguindo adiante, surgem as praias de Coqueirinho, emoldurada por falésias (suba ao Mirante do Dedo de Deus para babar com o visual) e Bela, esta com um rio desembocando no mar e uma ampla faixa de areia deserta, o que justifica o seu nome.

Tambaba

Entre elas, fica a jóia maior do litoral paraibano, a Praia de Tambaba, considerada uma das dez mais belas do Brasil. Ela ficou famosa por causa dos nudistas que freqüentam um trecho proibido para os simples banhistas de maiô e biquíni. Isso mesmo: na parte mais fotogênica de Tambaba só pode entrar quem tem personalidade para tirar a roupa em público e andar nu para lá e para cá.

Um fiscal da Sonata, a Associação de Naturismo de Tambaba, no começo da trilha, cuida de barrar a entrada dos “vestidos” e dos homens que chegam desacompanhados de mulheres. Em Tambaba, só se vê casais como Adão e Eva, circulando por um cenário que parece o próprio paraíso.

Em um único dia você pode conhecer todas essas praias do litoral sul de João Pessoa. Basta um carro alugado ou um bugueiro à disposição, que o levará também aos cinco mirantes que existem no alto das falésias. Outra vantagem da simpática capital paraibana é a localização geográfica.

E isso não tem nada a ver com o fato de a cidade estar no ponto mais oriental das Américas (a Ponta do Seixas fica em João Pessoa, recorda-se dos livros do colégio?). Mas sim pela proximidade que tem com outros destinos bem interessantes do Nordeste.

São cerca de 150 km, ou duas horas de carro, do Recife, e a mesma distância até a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. Para os viajantes independentes, João Pessoa é perfeita ao oferecer a possibilidade de incluir, sem grande complicação, as atrações do litoral de três Estados numa única viagem.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics