terça-feira, 2 de março de 2010

Economia a serviço da vida é possível no mundo capitalista?

Por Júnior Miranda
.
A Campanha da Fraternidade promovida neste ano de 2010 pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) tem como tema Economia e Vida, e lema Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro, em referência a citação bíblica do Evangelista Mateus, no capítulo 6, versículo 24. Esta campanha se propõe a debater alternativas econômicas e ao mesmo tempo conscientizar a população sobre as conseqüências do consumo excessivo nos dias atuais.

Entre as alternativas propostas pela CF-2010 está à chamada Economia Solidária, que consiste em uma forma de produção centrada no consumo auto-sustentável das famílias através do associativismo ou cooperativismo, sem ter o foco principal à geração de lucro, principalmente em detrimento a exploração sem critérios dos recursos naturais e a qualidade de vida da população.

No entanto, com o sistema capitalista profundamente enraizado nas sociedades contemporâneas é possível desenvolver uma economia que esteja a serviço da manutenção da vida, seja ela humana, vegetal e animal, ou pelo menos sem agredi-las como no patamar atual? Como convencer os corações capitalistas a enveredarem para o caminho da Economia Solidária se o sistema que rege o mercado é taxativo com a máxima do lucrar e apenas lucrar?


Leia o artigo completo clicando AQUI no Portal Expresso Paraíba, em Colunistas.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics