quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Internet, transmissões de TV e energia elétrica poderão ser afetadas por causa de atividade solar intensa em 2012

Da BBC Brasil.

A atividade na superfície do Sol vem se intensificando e poderá provocar interferências nas redes de comunicação da Terra nos próximos dois anos, segundo adverte um grupo de cientistas em antecipação ao lançamento de um novo observatório solar da Nasa, a agência espacial americana.

Novas fotos feitas por telescópios espaciais mostram um aumento significativo das chamadas labaredas solares e de regiões de poderosos campos magnéticos conhecidos como pontos solares após um período com a mais baixa atividade solar em quase um século.

A atividade solar intensa pode prejudicar o campo de proteção magnética da Terra, provocando sérios problemas nos sistemas de comunicação e até mesmo nos sistemas de distribuição de energia elétrica.

Segundo os cientistas, o pico da atividade solar poderá ocorrer em meados de 2012, elevando o risco de problemas com transmissões de televisão e redes de internet e o risco de apagões durante os Jogos Olímpicos de Londres.

2 comentários:

rafa disse...

Tudo girando em torno do ano 2012,até filme sobre o assunto já há!
Uma coisa é fato,se tudo isso chegar a ocorrer,já vi que o Brasil é um baita de um pé frio,foi só conseguir a Copa e as Olimpiadas para o mundo ACABAR!rs

Henrique Guedes disse...

Os maias previan e a ciencia confirmou.

Clicky Web Analytics