sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dilma: uma mulher preparada para governar o Brasil


Fiquei impressionado com a eloqüência, inteligência, sabedoria da nossa futura presidente Dilma Rousseff no discurso que ela pronunciou neste sábado no Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores em Brasília, no qual foi aclamada pela militância a candidata do partido e dos brasileiros para a presidência da república.

Dilma mostrou que está preparadíssima para governar este país e avançar nas políticas exitosas do Governo Lula, mas sem perder sua autenticidade, seu brilho próprio, sua sensibilidade de mulher brasileira. Por isso, transcrevo a seguir trechos do discurso histórico de nossa presidenta Dilma:

Neste momento, ouço a voz de Minas Gerais, terra de minha infância e de minha juventude. Dessa Minas que me deu o sentimento de que vale a pena lutar pela liberdade e contra a injustiça.

Ouço os versos de Drummond: "Teus ombros suportam o mundo/ E ele não pesa mais do que a mão de uma criança"

Até hoje sinto o peso suave da mão de minha filha, quando nasceu. Que força ela me deu. Quanta vida me transmitiu. Quanta fé na humanidade me passou. Eram tempos difíceis.

Ferida no corpo e na alma, (época em que Dilma foi torturada pela Ditadura Militar) fui acolhida e adotada pelos gaúchos - generosos, solidários, insubmissos, como são os gaúchos.

Naqueles anos de chumbo, onde a tirania parecia eterna, encontrei nos versos de outro poeta - Mário Quintana - a força necessária para seguir em frente:

"Todos estes que aí estão/Atravancando o meu caminho,/Eles passarão./Eu passarinho."

Eles passaram e nós hoje voamos livremente. Voamos porque nascemos para ser livres.

Estamos construindo um novo país na democracia. Um país que se reencontrou consigo mesmo. Onde todos expressam livremente suas opiniões e suas idéias.

Um país que não tolera mais a injustiça social. Que descobriu que só será grande e forte se for de todos.

Vejo nesta manhã - nos jovens que nos acompanham e nos mais velhos que aqui estão - um extraordinário encontro de gerações. De gerações que, como a minha, levaram nosso compromisso com o país às últimas conseqüências.

Amadureci. Amadurecemos todos.

Amadureci na vida. No estudo. No trabalho duro. Nas responsabilidades de governo no Rio Grande e aqui.

Continuamos movidos a sonhos. Acreditando na força do povo brasileiro, em sua capacidade de buscar e construir um mundo melhor.

Quero com vocês - mulheres do meu país - abrir novos espaços na vida nacional."

No passado, tivemos momentos de grande crescimento econômico. Mas faltou democracia. E como faltou!

A democracia não é a consolidação do silêncio, mas a manifestação de múltiplas vozes.

Enfim, vamos governar para todos. Com diálogo, tolerância e combatendo as desigualdades sociais e regionais.

Leia na íntegra o memorável e eloquente discurso de DILMA clicando AQUI no Blog da Dilma. Vale apena você ler.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics