domingo, 3 de janeiro de 2010

Vereadores aprovam por unanimidade PCCR dos professores belenenses acordado com o Executivo municipal e Sindicato.

Os nove vereadores da Câmara Municipal de Belém, no Estado da Paraíba, aprovaram na manhã do último dia 31 de dezembro de 2009, o Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) dos professores da rede municipal de ensino. O PCCR vinha sendo discutido com o prefeito Roberto Flávio, representantes do sindicato dos professores e o legislativo municipal, chegando ao acordo entre as partes.

Porém, algumas emendas apresentadas pela vereadora Betânia Barros (PC do B) após o acordo entre o executivo, legislativo e sindicato, causou polêmica no dia da votação. No entanto, como já tinha havido um acordo prévio entre o sindicato e os poderes executivo e legislativo, a maioria dos vereadores rejeitaram as emendas apresentadas de última hora pela parlamentar.

Dessa forma, o nosso blog aplaude o prefeito Roberto Flávio, os nove vereadores, sindicato e professores por terem conseguido esta importante vitória para os educadores belenenses, que em administrações passadas tinham seus salários atrasados em até nove meses e nem sonhavam com 13º salário, muito menos com a aprovação do PCCR, direitos agora garantidos na forma da lei.

14 comentários:

Anônimo disse...

Pq não aprovaram as emendas apresentadas pela vereadora Betânea? Estaria a vereadora contra os professores? Ou a maioria dos vereadores estaria contreariando os professores? Queria que alguem me explicasse quem está contra ou a favor dos professores.

Jackson Leandro disse...

gostaria de entender melhor essa questãodo PCCR e das emendas apresentadas pela vereadora Betânia que foram rejeitadas,pra poder comentar melhor e sem ser injusto com ninguém.

Marcelo do PT disse...

O Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR) dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Município de Belém, já vinha sendo discutido entre a prefeitura de Belém, uma comissão de professores eleita pela própria categoria e o sindicato, através da presidente Penha Viana a aproximadamente 6 meses. Durante esse tempo, varias reuniões entre as partes aconteceram, negociações foram feitas e tanto o prefeito quanto a categoria cederam em vários pontos do projeto de lei para se chegar a uma proposta final, proposta essa que foi encaminhada a câmara pelo prefeito, a fim de ser aprovado pelo poder legislativo.
Na quinta feira pela manhã o prefeito reuniu a bancada de vereadores para explicar que o plano que se encontrava na câmara era fruto de um acordo entre a prefeitura, professores e sindicato, e pediu aos vereadores que aprovassem sem modificações, uma vez que estava no limite das condições do município e aonde o município poderia ceder, já tinha cedido.
A Vereadora Betânia esteve presente na reunião e não levantou a voz, concordou com tudo, e na hora da votação apresentou 11 emendas que modificava substancialmente a o projeto. Os vereadores optaram por rejeitar as emendas e aprovar o projeto na integra da forma como foi negociado com a categoria.
O fato é que a vereadora Betânia, apresentou as emendas desnecessariamente uma vez que tudo já estava acordado, pra que os leitores tenham idéia o plano beneficia mais de 150 professores e menos de 20 estavam na câmara mostrando insatisfação. A atitude da vereadora foi muito ruim uma vez, porque “jogou pra galera” e tentou jogar os professores contra o prefeito e os outros vereadores.
O projeto aprovado beneficia muito os professores e o prefeito cedeu aonde não tinha obrigação.
Essa é a realidade dos fatos e cada um
Tire suas próprias conclusões.

Professora disse...

Correção as emendas foram feitas pelos professores municipais, e não pela vereadora Betânea, ela apenas apresentou a reivindicações dos professores , e os professores não tem sindicato. Como pode ter havido acordo com o sindicato?

Júnior Miranda... disse...

Ué! Agora eu é que fiquei confuso. Se não tem sindicato representando os professores por que um carro de som saiu nas ruas de Belém convocando os professores para a discussão com o prefeito, vereadores, e dizia ser do sindicato dos professores? Quem financiou a propaganda convocando os professores, se no carro de som dizia claramente que era o sindicato dos professores, e que estava representando os professores? Alguém pode me explicar? Se não tem sindicato, por que os professores se deixaram representar por eles e ninguém reclamou? Sinceramente não entendo alguns professores.

Marcelo do PT disse...

Primeiro aviso a ilustre professora que apenas e apenas vereadores podem fazer emendas a projetos de lei. E quando o projeto de lei ou emenda cria despesas, como é o caso do PCCR, pra ser mais especifico da modificação do ART. 50, A exclusividade é do poder executivo.
Segundo é de conhecimento de todos, com exceção da senhora que o Sindicato dos Servidores Publico Municipais do Brejo (SINDSERVEM, que tem Penha Viana como presidente é o sindicato que responde pela categoria, tanto é verdade que vários servidores de Belém são sindicalizados no referido sindicato, e esse mesmo sindicato foi que respondeu pelos professores nas negociações, tanto é verdade que em todas as reuniões a presidente esteve presentes.

Professora disse...

Querido Marcelo do PT gostaria que você , me dissesse quais são os professores que pagam o referido sindicato, pq eu não conheço nenhum.O acordo feito entre os vereadores,e os professores foi, que retirava-mos o artigo 50 e os vereadores votariam, em todas as emendas, pq as mesmas não geravam despesas, no entanto os vereadores não compriram com a palavra.

Marcelo do PT disse...

Minha querida professora, se não tivesse professor sindicalizado, Penha Viana não teria se envolvido.
Como você é professora caberia saber quem de seus colegas são sindicalizados.
Quanto às emendas o correto foi a rejeição de todas.

Anônimo disse...

Agora vem Julio Cezar e Marcelo do PT defendo o prefeito que negou o aumento desejado aos professores. Isso é bonito de se ver, os defensores dos fracos e oprimidos defendendo o rolo compressor chamado Roberto Flávio. Basta ver na folha de pagamento da prefeitura que tanto Julio Cezar quanto Marcelo do PT estão recebendo até mais do que mereciam, considerando o pouco rendimento deles no trabalho. Por isso defendem o prefeito. Se TM quiser ser elogiado por Marcelo e sua trupe basta dá uma boquinha a eles com fez Roberto. Aí, TM pagando em dia a Marcelo e sua turma poderá atrasar os salários dos demais servidores. Aí, TM dando aumento a Marcelo e sua turma, poderá congelar os salários dos demais servidores. É por isso que o povo de Belém rejeitou e continua rejeitando gente como Marcelo do PT e Julio Cezar.

Marcleo PT disse...

Caro anônimo!
É claro que me sinto orgulho de você me considerar defensor de fracos e oprimidos, no caso especifico dos professores de Belém, não os considero fraco nem oprimido na gestão de Roberto Flávio, afinal todos são melhores remunerados do que na gestão de TM, receber terço de férias, tem direito a décimo terceiro salários, tem condições dignas de trabalho, e agora com PCCR.
Roberto não tem rolo compressor, e sim uma bancada de vereadores construída no dialogo e na lealdade. Quanto a TM, nem se preocupe, porque não me misturo quem desvia recursos públicos em beneficio próprio como foi o caso do seu chefe.
Quanto ao meu salário, kkkkkkkkkk reclama ao o prefeito. Qum sabe ele não tira ele de mim e não dá a vc. Kkkkkkk.
Por Cezar certamente vai falar ele.

Júnior Miranda disse...

Oxe! Quem fez o comentário perguntando sobre a participação do sindicato foi eu, Júnior Miranda, e não o meu irmão (kkkk). Se uma minoria de professores não se sentem representados pelo sindicato, fazer o quê? Mas, que o sindicato legitima junto com o executivo e o legislativo esta vitória dos professores belenenses, que é o PCCR, legitima sim. Essa minoria de professores que reclama dos direitos agora garantidos na forma de lei deveriam ter se mobilizado contra a desumanidade que o ex-prefeito TM fez contra os professores de Belém, que passaram até 9 MESES sem receber um tostão. Quem são os professores que estão reclamando de pagamento em dias, 13º salário e agora o PCCR? São aqueles que se calaram na época de TM? É lamentável a atitude desses poucos professores que não reconhecem a importância do PCCR. Meu Deus! Vai entender certas pessoas!

Profª Claudiana disse...

Quero parabenizar a vereadora Betânia pela atitude de apoio a todos os professores de Belém, pois você fez valer o prometido com a categoria nas últimas eleições. Ao contrário de muitos dos vereadores que se dizia querer nos ajudar e no momento em que mais precisamos deles sinceramente, nos viraram as costas numa atitude humilhante e desrespeitosa com todos os presentes e no geral com a categoria dos professores do município, pois naquele instante dependeria tão somente deles. E também informar aos belenenses que aquele episódio ocorrido na manhã da quinta-feira passada dia 31/12/2009, foi vergonhoso e acima de tudo humilhante a todos nós. Porque o acordo feito com o prefeito não foi a proporcionalidade do piso, porque estive a cada reunião e em momento nenhum fechamos esse ponto e sim acerca de outros pontos.De modo que, nada impederia a categoria lutar por algumas emendas e, emendas estas que exceto o art.50 não geraria despesa ao município como já citou Marcelo, pelo contrário estávamos nos certificando que em outras gestões,o projeto não fosse interpretado erroneamente e nos prejudicasse. Já que o atual sempre fala que sua intenção não é prejudicar e daí procuramos a vereadora Betânia e não falo só por mim,pois muitos dos vereadores que estavam presentes mim ver na condição de adversária do prefeito e não é isso que sou, porque minha opção de não votar no mesmo foi pessoal e em momento nenhum tive atitude que misturasse essa questão, porque ali eu estava reivindicando um direito meu e todos que mim conhece sabe que sou assim.
Portanto foram muitos professores até mesmo aqueles que têm medo de aparecer e lutar pelos seus direitos, numa atitude de covardia com a categoria e consigo mesmo. Então, não compareceu à câmara no dia da votação e anda pelas ruas atacando a comissão de não ter feito nada. E aí eu pergunto, onde estavam no momento que poderiam reivindicar seus direitos? Por que posso dizer que tanto a vereadora Betânia quanto esta comissão lutou, mas infelizmente nem sempre tudo acaba como almejamos.

Educadores belenenses disse...

Nós educadores de Belém temos muito a agradecer a vereadora Betânia, o vereador Guia e o vereador Bau pelo apoio incansável a todos que estavam presentes na câmara no dia 31/12/2009 e acima de tudo dizer, que sabíamos que a guerreira que é guerreira jamais foge da luta.E foi por isso que nos levou a confiar e reivindicar as emendas para ser apresentadas por ela.Mas como muitos políticos não visam a melhoria do povo em geral decidiram votar a favor de seus próprios interesses,nos tratando como seres insignificantes e incapazes de perceber o quanto naquele momento o voto de cada um fazia muita diferença. Entretanto senhores vereadores que votaram contra, só temos muito a agradecer pela falta de apoio e consideração a todos os professores belenenses e desde já dizer que jamais iremos esquecer aquela cena lamentável.

Unknown disse...

O sindicato representado por Penha Viana intercedeu nas negóciações a pedido de nós da comissão, porém poucos são os afiliados e agradecemos muito sua participação, porém o PCCR não teria sido pré aprovado, pois as emedas apresentadas justamente foram os pontos em que nós professores, não estariamos satisfeitos, afinal se o piso salarial hoje é de 1.024,00 para o professor de categoria A1, por que aceitariamos um piso inicial de 712,00. infelismente O presidente é claro quando diz que o Piso é o valor mínimo a ser pago aos profissionais do magistério. Infelismente existem alguns governantes que acham inconstitucional esse valor a ser pago a um professor que passa 05 dias da semana por no minimo 04 horas diárias lidando com seres humanos, em salas de aulas cheias e lidando com diferenças, pois é pode ser inconstucional, mais é é inconstitucional pagar a um vereador um valor "semelhante" para ele "trabalhar"? um dia na semana e no ano ter quantos recessos??? ah! valorizar e defender professores é certamente pensar no bolso do senhor prefeito que está prefeito mais não será para sempre... valorizar o professor e não querer provar por a + b que a prefeitura não tem condições de pagar melhor a categoria, valorizar professor é diminuir a carga horária de um efetivo para dar lugar a um contratado, é sim o prefeito está de parabéns junto com seus acessores por assinar o PCCr do municipio. E aguardem pois em breve criaremos sim o sindicato do MUNICIPIO, para assim podermos responder pela classe, sem intermédios e sem conversas as escondidinhas, com panelinhas. E ai sim voltaremos a falar sobre PISO SALARIAL e suas várias formas de interpretação.

Clicky Web Analytics