sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sucesso: Vinte e três municípios participaram da I Conferência Regional das Cidades do Brejo Paraibano em Belém.


Da Secom/PMB

Belém foi protagonista no dia de ontem (29) na Escola Municipal Anita de Melo Barbosa Lima da I Conferência Regional das Cidades do Brejo com a participação de 23 municípios.

Participaram da conferência os municípios: Belém, Pilões, Arara, Araruna, Casserengue, Pilõesinhos, Alagoinha, Riachão, Serraria, Bananeiras, Damião, Pirpirituba, Sertãozinho, Mulungu, Caiçara, Logradouro, Cacimba de Dentro, Dona Inês, Solânea, Duas Estradas, Borborema, Serra da Raiz e Cuitegi. A conferência teve abertura com a leitura do regimento pelo secretário de comunicação e coordenador da conferência Marcelo Matias e pela secretária de agricultura Verônica Lins.

A conferência contou com a participação de diversas autoridades do município de Belém e dos municípios vizinhos como os prefeitos Roberto Flávio (Belém), José Ernesto (Arara), Alcione Beltrão (Alagoinha), Maria Eleonora (Damião), José Leonel (Mulungu), além do Vice-Prefeito Guilhardo Castro (Pilões), da Secretária executiva da FAC e Primeira dama Renata Christinne (Belém), o Presidente da Câmara de Belém José dos Santos, o Upiraktan Santos (Comissão Preparatória para a Conferência Estadual), a Rafaela Bronzeado (Coordenadora do IDEME – Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba) e diversos vereadores de Belém e de outras cidades.

A conferência teve como tema: Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano. A primeira palestra foi proferida por Yuri Silva (AGB – Associação dos Geógrafos do Brasil), sua palestra foi baseada em explicar os principais objetivos e a importância de participar dessa conferência. A segunda palestra foi proferida por José Helton Vicente Leite (Geotecnólogo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB) proferiu uma palestra sobre o Plano Diretor.

Em cada eixo foram discutidos os temas, abordando críticas, sugestões, e melhorias nas cidades, principalmente naquelas de pequeno porte. Tendo terminado os debates dos eixos, todos retornaram para a plenária e explanaram as idéias que surgiram. As propostas foram apresentadas, corrigidas e aprovadas para levar para a conferência estadual que acontecerá na cidade de João Pessoa nos dias 19 e 20 de Março. No final da conferência cada cidade apresentou seus delegados para a conferência estadual, no total de 3 delegados, 2 da sociedade civil e 1 do poder público.

Quem também esteve presente no encerramento da conferencia foi o Padre Marinaldo Flor, que falou aos delegados da conferencia, ressaltando a importância do evento na busca de melhorias para os nossos municípios.

A conferência foi encerrada as 17:40, após a sistematização das propostas e eleição dos delegados para a conferência estadual.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics