terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Haiti: Uma Nação de Resistentes.

Por Júnior Miranda
.
As imagens consequentes do devastador terremoto que atingiu neste início de 2010 o Haiti, país caribenho localizado na América Central Insular, comoveu o mundo com as cenas de destruição e mortes. E também de sobreviventes. Milhares de haitianos perderam suas vidas soterradas em escombros de escolas, hospitais, prédios e residências que ruíram no tremor que atingiu pouco mais de 7° graus na Escala Richter, escala que mede a intensidade dos tremores de terra, sendo registrado até o momento o máximo de 9° graus.

Mesmo com a atenção mundial voltada para o Haiti devido à tragédia causada pelo terremoto, é fundamental conhecermos um pouco mais da história de lutas, intervenções estrangeiras, golpes de estado vivenciados pelo povo haitiano ao longo dos séculos, para compreendermos o impacto dessa tragédia no primeiro país latino-americano a tornar-se independente, a primeira nação de escravos negros a conseguir com as próprias mãos a independência, mesmo que parcialmente, dos colonizadores europeus.

Leia o artigo completo clicando no Portal Expresso PB. E agora também no site do nosso amigo guarabirense, o Profº Wilkson Santos, o Banca de Estudos, um dos sites parceiros do nosso blog, e que a partir de agora estará publicando nossos artigos, especialmente direcionados para a área da Geografia.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics