terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Salve Nossa Senhora da Conceição! Padroeira de Belém.

Por Júnior Miranda

Os registros mais antigos dão conta de que a devoção a Nossa Senhora da Conceição no antigo povoado de Gengibre, atual cidade de Belém, se consolidou por volta da metade do século XIX, logo após a definição do dogma da Imaculada Conceição pelo Papa Pio IX no ano de 1854, quando antigos moradores tomaram a Senhora da Conceição como Patrona do pequeno lugarejo.

Foi diante do manto protetor de Nossa Senhora da Conceição que a cidade de Belém se desenvolveu no âmbito religioso e cultural, transformando-se na cidade de um povo sensivelmente religioso e mariano. O próprio território belenense se confunde com a devoção a Nossa Senhora da Conceição, pois foi nas terras doadas por um antigo morador da localidade à Capela Nossa Senhora da Conceição, doação oficializada no ano de 1871 pelo Pe. José Tavares Bezerra, que a cidade de Belém teve seu início, se expandido e chegando ao patamar urbano atual.

Neste ano de 2009, a primeira Igreja construída na cidade de Belém, e dedicada a Nossa Senhora da Conceição, recebeu sua nova pintura em comemoração ao 99º ano do início de sua construção, que se deu por volta do ano de 1910, apesar de que antes desta data já existia uma pequena capela dedicada a Santa. Com isso, o nosso blog saúda a nossa querida Padroeira de Belém, Nossa Senhora da Conceição. Salve Nossa Senhora da Conceição!

2 comentários:

Naldo barros disse...

Sou devoto de nossa senhora da conceição, á esta senhora de olhar doce, e amor fraternal todo o meu amor e devoção.
Lembro-me do dia 8 do 12 de 1980, quando na companhia de minha avó Emilia, esta mesma jaz em repouso eterno nesta cidade da imaculada conceição, e por minha Mãe marinhina, percorrer-mos em procissão as principais ruas da cidade de Belém. Ao retornar-mos para casa, comecei a passar mal acabando por parar no hospital menino jesus de praga na cidade de guarabira. Permanecendo lá por muito tempo, motivo uma infecção intestinal. Sarei, retornei para casa, e o caso só se repetiria anos mais tarde quando no primeiro ano em que residia na cidade de guarulhos passei mal e tive que ser internado, em um hospital de nome menino de jesus de praga, e olha só a conicidência da vida, em uma cidade consagrada a nossa senhora da conceição, que assim como a cidade de belém, guarulhos cidade da grande são paulo onde vivo, também rende graças a sua guardiã espiritual neste dia 8 do 12 de 2009. Minha gratidão e minha devoção a minha mãe e protetota nossa senhora da conceição.Deus salve aos filhos da Imaculada Mãe de jesus cristo, por amar aos homens errentes, e por eles ser eleita a Mãe do filho bendito.

Anônimo disse...

Salve Nossa Senhora da Conceição!!! Que o seu manto sagrado esteja sempre a proteger Belém e todos os belenenses que habitam este lugar ou estejam espalhados por esse mundão de meu Deus.

Clicky Web Analytics