quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A Paraíba segundo os dados do PIB de 2007


Na última quarta-feira (16) foi divulgado pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (IDEME), o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba em 2007, que é a soma das riquezas produzidas pelo estado naquele ano. O resultado mostra vários indicadores de como estava a economia paraibana em 2007, o que pode servir de base para que os governos municipais e estadual planejem, corrijam, direcionem suas ações governamentais para o desenvolvimento de suas regiões nos próximos anos.

Apesar do crescimento de 2,2% do PIB da Paraíba em 2007, este resultado é bem menor se comparado ao ano de 2006 que cresceu 6,7%. De acordo com o IDEME a taxa de crescimento de 2007 foi inferior aos índices nordestino (4,8%) e brasileiro (6,1%) no mesmo ano, ficando a Paraíba na 19ª posição entre os estados brasileiros.

Outros resultados:

No ranking de crescimento percentual, a Paraíba aparece em penúltimo lugar no Brasil entre os 27 estados brasileiros por conta da leve alta de 2,2% no PIB.

A redução de 16,4% na produção agrícola, em 2007, devido a diminuição das chuvas, foi responsável pela desaceleração do Produto Interno Bruto da Paraíba naquele ano. Houve queda de 56% na produção de milho e diminuição de 36% na safra de feijão.

Já a safra da cana-de-açúcar passou de 6.059 milhões de toneladas produzidas, em 2006, para 6.222 milhões de toneladas, em 2007. Contudo, o preço médio de uma tonelada caiu de R$ 41 para R$ 39.

Por outro lado, os serviços prestados às famílias apresentaram 16,2% de crescimento, na comparação 2006-2007, e ajudaram no aumento de 2,2% no PIB da Paraíba, em 2007.

O sistema bancário, seguros e previdência completar também tiveram índice crescente na economia paraibana ao subir 11,7% no mesmo período.

Os serviços de informação, como internet, registraram taxa de aumento de 5,9%, em 2007.

Os setores que mais contribuíram com o somatório das riquezas produzidas na Paraíba, em 2007, foram a administração pública, serviços de saúde e educação. Juntos, eles representam 0,6% do Produto Interno Bruto da Paraíba. (Ou seja, empregos em prefeituras e no estado sustentam grande parte da economia paraibana).

O superintendente do Ideme, Achilles Leal Filho, afirmou que o resultado do PIB da Paraíba servirá para que o poder público possa explorar os setores econômicos que apresentam maior potencial de crescimento no Estado.
.
“Houve uma melhora na qualidade de vida do povo paraibano. O PIB per capita da Paraíba cresceu entre 2006 e 2007, mas ainda assim é inferior a vários estados brasileiros”, avaliou o analista socioeconômico do IBGE, Jorge Souza Lira.
.
O PIB per capita é o resultado do somatório de todas as riquezas produzidas no Estado e dividido pela população dessa mesma Unidade da Federação.

Fonte: IDEME
Com o Blog do Júnior Miranda.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics