sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta-feira 13: As “bruxas” e suas “vassouras”.

Na nossa infância fomos acostumados a ouvir certas histórias clássicas como: Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau; Branca de Neve e os Sete Anões; Os Três Porquinhos, etc. e tal. Mas os anos vão se passando, a gente vai crescendo, e aquelas historinhas vão perdendo a magia, ou vão caindo no mundo da ficção, que na infância parecia realidade. Ou é realidade? Não vivemos num mundo de ficções?

Enfim, tem uma figura que é muito conhecida nas histórias infantis: As bruxas. E como hoje é sexta-feira 13 resolvi desconstruir – termo muito utilizado no curso de História – aquela velha imagem das bruxas, como sendo mulheres feias, velhas, com rugas no nariz, com aquele chapéu sinistro, segurando uma varinha e ainda montada na vassoura. Pois é, montada na vassoura.

Na realidade, a imagem da bruxa foi uma construção histórica que ganhou destaque na Idade Média. As “bruxas” da época tinham uma aparência totalmente diferente das que conhecemos nas historinhas. Quem eram as bruxas? As bruxas eram aquelas mulheres mais bonitas e atraentes que enfeitiçavam os homens para o pecado da concupiscência. Pobres mulheres! Os pensamentos devassos dos homens tornavam as belas mulheres feiticeiras, bruxas, e consequentemente eram queimadas nas fogueiras por causa dos “feitiços” que atingiam os homens.

Tem vários outros detalhes que prefiro omitir para não “desiludir” os leitores, porém, se as bruxas eram mulheres belas, atraentes, com feitiços que prendiam os marmanjos do período medieval, por que elas estão montadas numa vassoura? É! Como o nosso blog é acessado também por crianças não poderei responder aqui. Mas, quem tiver um mente fértil poderá decifrar o significado da “bruxa montada numa vassoura” e aquele velho grito sinistro quando ela está “voando”.

2 comentários:

Marilia disse...

Muito interessante essa breve história de bruxas e vendo pelo lado real da coisa, desde as épocas mais remotas, mulher bonita, montaria e gritinho sempre fizeram a alegria dos homens. Hô racinha sem jeito...

rosemery disse...

Quero ser uma bruxa kkkkkk

Clicky Web Analytics