segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia de Finados: Memórias de vidas

A celebração do Dia de Finados é um importante momento para que os vivos possam recordar a vida de seus parentes e amigos falecidos, e retirar dela as boas lembranças, os bons ensinamentos. Na minha concepção o Dia de Finados também tem esse objetivo. Infelizmente ainda tem gente que demonstra preconceito ou fundamentalismo religioso contra o dia dedicado a lembrança dos finados.

Porém, a celebração aos entes queridos é uma prática comum em praticamente todas as culturas, da indígena à africana, do oriente ao ocidente, dos cristãos aos não cristãos. Para conhecermos um pouco mais das festas dedicadas aos falecidos, transcrevemos da Wikipédia alguns exemplos de celebrações ao redor do mundo:

Muitas culturas ao redor do mundo têm tradições similares a respeito de um dia especial para visitar as sepulturas dos familiares falecidos. Muitas vezes, estas tradições estão inclusas em festas, algumas com comidas e bebidas, além de orações e recordações sobre os que já morreram.

No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.

O Bon Odori (em japonês O-bon ou simplesmente Bon ), é um feriado budista japonês em honra aos ancestrais mortos. Este festival tem se tornado um reunião familiar na qual as pessoas dos grandes centros voltam à suas cidades de origem para visitar e limpar as sepulturas de seus ancestrais. Tradicionalmente inclui danças típicas. Este festival já existe no Japão por mais de 500 anos.

O Festival de Ching Ming ( īng míng jié) é um festival tradicional chinês que acontece normalmente por volta de 5 de abril no calendário Gregoriano. Juntamente com o Festival do Duplo Nove (Chóngyángjié ou Chóngjiǔ) no nono dia do nono mês do calendário chinês, é uma época que os chineses cuidam dos túmulos de seus ancestrais.

Em algumas culturas da África, visitas às tumbas dos ancestrais deixando comidas, presentes e pedindo por proteção fazem parte de importantes rituais tradicionais. Um exemplo são os rituais que ocorrem antes do início da temporada de caça.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics