segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A disputa pela Cachoeira do Roncador na Paraíba.

Na Região do Brejo Paraibano existe uma linda cachoeira chamada Roncador. Esta cachoeira é alvo de uma disputa histórica entre três municípios: Bananeiras, Borborema e Pirpirituba. Cada um deles traz pra si o título de cidade da Cachoeira do Roncador, ocasionando até mesmo um pedido de anulação de um quesito do concurso público realizado na semana passada em Pirpirituba.

O belo problema é o seguinte: a Cachoeira do Roncador está localizada na tríplice divisa intermunicipal, causando toda essa querela entre os habitantes. No entanto, de acordo com a divisão territorial do IBGE, a Cachoeira do Roncador pertence oficialmente ao território do município de Borborema. Já o melhor acesso para se chegar à cachoeira se dá por Pirpirituba. Porém, a cidade que aproveitou melhor o nome da cachoeira, e investiu em marketing turístico pelo Brasil a fora, foi à cidade de Bananeiras.

A centenária Bananeiras, que reivindica para si o título da cidade da Cachoeira do Roncador devido à região onde se localiza a cachoeira já ter pertencido ao seu território, divulga em seus folders a exuberante cachoeira como uma de suas principais atrações turísticas. Já Borborema e Pirpirituba não ficam de fora do páreo. Também elas divulgam a Cachoeira do Roncador como pontos turísticos dos respectivos municípios.

O certo é que, independentemente da “paternidade” ou “maternidade” dos municípios em relação à cachoeira, vale apena visitá-la, seja por Pirpirituba, Bananeiras ou Borborema. Uma paisagem belíssima que tive a oportunidade de contemplar e tomar um refrescante banho em suas águas brejeiras, escutando seu “ronco” pelos resquícios de mata atlântica da nossa querida Paraíba.

Um comentário:

Marcondes Cunha disse...

Bom! Sou professor Marcondes, Logradouro PB,minha área é Geografia, sendo assim, concordo com você, seus comentários no tocante a matéria estão exatos e de boas colocações.

Clicky Web Analytics