terça-feira, 21 de julho de 2009

A UEPB de Guarabira precisa de novas atitudes.

Estava acompanhando ontem no rádio a chegada de um grupo de estudantes universitários do Projeto Rodon na cidade de Alagoinha, na Região do Brejo Paraibano. Os estudantes baianos e paulistas vieram prestar alguns serviços a comunidade local dentro desse projeto, que tem como um dos objetivos a interação com as comunidades através de palestras, oficinas, etc. E fiquei a me questionar: Por que a UEPB de Guarabira não poderia fazer o mesmo trabalho? Por que não põe em prática o famoso tripé que nós acadêmicos tanto ouvimos falar: Ensino, Pesquisa e Extensão?

Sabemos que para iniciar um projeto desse nível na nossa Região do Brejo da Paraíba se faz necessário o apoio logístico para suprir as necessidades de material, transporte, alimentação, enfim, toda uma estrutura para o bom êxito dos trabalhos. No entanto, já estar na hora da comunidade acadêmica de Guarabira se mobilizar e buscar as parcerias necessárias com os poderes públicos, pois quem sairá beneficiada é a população das cidades onde a UEPB tem influência, e assim poderemos colocar em prática a famosa palavra “extensão”.

Poucos dias atrás tomou posse a nova diretoria do Campus III da UEPB em Guarabira. Conhecemos o entusiasmo e a competência do atual diretor, o Prof° Belarmino Mariano, do qual fui aluno na época em que cursei Geografia, e seria importante que esse trabalho pudesse pelo menos entrar na pauta das discussões. É importante aperfeiçoar o ensino, estimular à pesquisa, e transmitir o conhecimento adquirido às comunidades locais. Como acadêmico de história desejaria muito que fosse desenvolvido um projeto desse porte. Por que não desenvolver um projeto similar ao Projeto Rodon na UEPB em Guarabira?

3 comentários:

Odd disse...

Olha Junior, eu também sou aluno da UEPB, também achei interessante o exemplo que você citou, acho que sim, poderia acontecer aqui também. Mas creio que você, como antigo estudante da instituição, deve estar muito ciente das limitações que não só o diretor tem, mas nós alunos, também temos. Acho que primeiro deveriamos consertar algumas coisas internas, para depois desenvolvermos esses projetos mais abrangentes.

Júnior Miranda... disse...

Com certeza caro amigo Jefferson, precisamos sim, consertar os problemas internos no Campus III, até porque conheço bem pois atualmente estou também cursando História no período noturno. Tenho esperança que o Profº Belo possa desempenhar um bom trabalho junto a instituição, mas acredito que uma das formas de melhorar a nossa querida UEPB é também começando um trabalho de integração junto a comunidade. Vamos juntos trabalhar para a melhoria do nosso Campus. Obrigado por acompanhar o blog. até breve!

Cristiane disse...

Júnior apoio demais sua idéia, como estudante de enfermagem eu vejo a grande deficiência no curso pois não temos uma clínica onde possamos fazer um acompanhamento de enfermagem eficiente já que contamos apenas com uma sala pequeniníssima no prédio.E estamos falando do campus onde se encontra a reitora Marlene Alves imagine Guarabira que é um campus distante... A reitora Marlene deveria rever com urgência algumas deficiências da UEPB, que aliás no momento só tem melhorado os salários de seus funcionários!

Clicky Web Analytics