domingo, 26 de julho de 2009

Rede Globo e o PiG estão desesperados com crescimento de Dilma e da Record, e pela democratização da informação na internet.

Confira trechos da matéria do jornalista Paulo Henrique Amorim sobre o desespero da elite brasileira, da chamada "grande" imprensa, devido o crescimento de Dilma e a queda da hegemonia da Globo.

O Globo, o PiG (Partido da Imprensa Golpista) e a elite branca não podem deixar a Dilma tomar posse, porque ela significa um prolongamento do Governo Lula, com um porrete na mão. Dilma não é Lula. Dilma não vai perder a oportunidade histórica que o Presidente Lula perdeu: apressar o fim e criar alternativa ao PiG. Dilma vai para cima do PiG – é o que se deduz do que ela já fez com a Folha Desmoralizou a Folha e a ficha policial fraudada. O Presidente Lula engoliu tudo em seco, sem esboçar reação diante dos mais sórdidos ataques que sofreu do PiG.

Mas, a Globo, em especial, tem outro motivo para estar aflita. Nós éramos felizes e não sabíamos, disse, um dia, um diretor da Globo, ao se referir à chegada da internet. A hegemonia da Globo é uma questão de tempo. No campo específico do mercado de televisão, ela passou a enfrentar um concorrente – a Record – que tem bala na agulha. Por causa da Record, Silvio Santos resolveu também botar bala na agulha. E a Globo sofre do mal que aflige todas as redes de televisão abertas no mundo: a iminente concorrência da televisão na internet.

A Globo detém entre 45 e 50% da audiência da tevê aberta brasileira. Com isso, ela detém entre 70 e 75% da publicidade da tevê aberta brasileira. Se a TV é responsável por 50 de toda a verba de publicidade do Brasil, a TV Globo, uma UNICA empresa, controla entre 35 e 40% de toda indústria publicitária do país. Ou seja, com menos de 50% da audiência, ela põe no bolso – UMA ÚNICA EMPRESA – põe no bolsoR$ 0,35 de cada R$ 1 investido em publicidade no país. Isso só é possível na subdemocracia brasileira. E nenhuma nova democracia do mundo – com exceção da Rússia, talvez – ocorre essa concentração.

Isso só é possível porque o Legislativo, o Executivo e o Judiciário tem medo da Globo. Quando o “Supremo” Presidente Gilmar Dantas tomou posse na “Suprema” Presidência do Supremo, quem estava na primeira fila, em posição proeminente, era um dos filhos do Roberto Marinho. No dia seguinte à vitória na eleição de 2002 (quando deu uma surra no Serra por 61% a 39%) o Presidente eleito Lula ancorou o jornal nacional.

O chefe do lobby da Globo em Brasília, Evandro Guimarães, atende no Congresso pelo nome de “Senador Evandro”. Muitas das leis que regem a indústria de comunicação no Brasil são de sua autoria, ainda que assinadas por insignes congressistas (de quase todos os partidos). O problema da Globo, neste momento, não é apenas a falta de candidato. A relação dos filhos do Roberto Marinho – eles não tem nome próprio – com o Zé Pedágio (José Serra) é estrutural, genética. O problema é que Zé Pedágio não ganha.
Nassif acha que ele apanha se for candidato a Presidente. Aliás, a Dilma deve achar que ele é o adversário ideal – para perder.

Leia a matéria completa clicando
AQUI.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus! Como os ilustres habitantes desta região não respiram outra coisa a não ser POLÍTICA. Cadê as coisas boas que voces tem pra mostrar? Só existe política e políticos? Deixem pelo menos chegar a época da tal eleição para intensificarem esses bla, bla,blás......Se voces dilvugassem mais os benefícios e não as mazelas políticas que a população é obrigada a engolir, as regiões do agreste e brejo paraibano seriam mais alegres e desenvolvidas.. Pensem Nisso!

Júnior Miranda... disse...

Meu caro leitor anônimo, publiquei o teu cometário só pra mostrar aos demais leitores o tipo de certos comentários preconceituosos q chegam. Primeiro, em q região do estado vc mora? na capital? pelas notícias q acompanhamos lá tb não se fala em outra coisa a não ser política, a briga de Ricardo Coutinho com o governador. É bom q se discuta política mesmo, para as pessoas ficarem informadas e escolherem bem seus representantes. Segundo. O nosso blog procura levar os fatos políticos, e fatos em geral, para q as pessoas se conscientizem. Isto é uma coisa boa. Ou vc quer q acompanhemos apenas as notícias dos grandes veículos de comunicação? E pra finalizar, nossa região tem muitas coisas boas sim, e divulgamos sim. Além da alegria do povo com seus festejos, sua calorosa acolhida, temos as belezas naturais, uma região bela! Venha conhecer e participar, por exemplo, do Roteiro Caminhos do Frio, dos festejos juninos, dos eventos culturais,das competições esportivas como a segunda etapa do circuito paraibano de Montain Bike aqui em Belém. Esses são alguns exemplos. Parafraseando o nosso governador José Maranhão: Eu tenho pena de vc anônimo.

Clicky Web Analytics