quarta-feira, 10 de junho de 2009

Governador José Maranhão enviará projeto de irrigação no brejo para ser incluído no PAC.

Fiquei esperando a imprensa regional comentar ou debater o projeto de irrigação na região do Brejo Paraibano, que o governador José Maranhão enviará para o Governo Lula incluir no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas, a imprensa do brejo, como também a restante do estado, está fissura apenas nas eleições de 2010 e se esquecem de discutir com a população outros temas tão, ou mais importantes, quanto às eleições do próximo ano, que também é legítimo.

Digo isso porque se esse projeto de irrigação, que o governador José Maranhão pretende enviar para o governo federal, for incluído no PAC, a nossa região terá pela primeira vez uma ação governamental estruturante para o desenvolvimento econômico. Apesar de ser chamada Região do Brejo, devido algumas características climáticas e pelo bom índice pluviométrico, a nossa região permanece estagnada com uma agricultura de subsistência.

Segundo ouvi em entrevista a imprensa de Guarabira, o projeto do governador Maranhão pretende interligar alguns mananciais do Brejo com regiões próximas, tendo como destino a barragem de Araçagi, que atualmente tem uma capacidade de acúmulo de água de mais de 63 milhões de m³. Caso seja incluído no PAC, será um projeto importantíssimo para a região do Brejo. Claro que deverão ser observados todos os requisitos ambientais para a implantação do projeto.

E isso é possível! Alguns meses atrás eu fui à cidade potiguar de Mossoró e no percurso passamos pelo chamado Vale do Açu. Uma região em pleno sertão do Rio Grande do Norte, mas que parece um oásis com o verde das plantações de árvores frutíferas, o que se tornou uma das principais bases da economia daquela região através da exportação de frutas. Se numa região seca como a citada, foi possível desenvolver uma economia baseada no cultivo de frutas através de irrigação, imagine na nossa região do Brejo que é mais úmida. Oxalá que seja desenvolvido esse projeto na nossa região brejeira e também em outras regiões da Paraíba.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parece que este blog prima pelo puxa saquismo ao prefeito de Belém e ao governo Maranhão.

Clicky Web Analytics