segunda-feira, 29 de junho de 2009

Golpe Militar em Honduras e as elites brasileiras

Em pleno século XXI, a América Latina e o mundo são surpreendidos por mais um golpe militar. Em Honduras, país localizado na América Central, militares e magistrados do judiciário orquestraram um atentado a democracia, sequestrando e expulsando, no último domingo (28), o presidente Manuel Zelaya, eleito democraticamente pelo povo hondurenho, horas antes de serem abertas as urnas para que a população decidisse se aprovaria a possibilidade do presidente disputar um terceiro mandato.

As notícias que chegam de Honduras são aquelas mesmas informações consequentes de um golpe militar: prisões de ministros e de manifestantes, censura a imprensa com o fechamento de emissoras de rádio e TV, toque de recolher para a população, desrespeito a liberdade de expressão, canais de TV e rádios se omitindo em divulgar as agressões, conivência do Poder Judiciário, enfim, situações que nos fazem lembrar o golpe militar de 1964 no Brasil. Pelo menos dessa vez países e organismos mundiais estão se manifestando, como a ONU, a União Européia, os Estados Unidos, a Rússia, etc.

Por que as elites se preocupam tanto com a decisão popular? Por que os militares e os juízes não deixaram a população de Honduras se expressar democraticamente nas urnas? Por que eles têm medo do povo? São aquelas velhas oligarquias, elites que passaram anos e anos explorando a população, ou se omitindo em resolver os problemas sociais. E agora, com medo da decisão do povo, agridem, desrespeitam a própria população. E no Brasil? Como se comportam as elites? Da mesma forma, só que mais velada, mais disfarçada. Vejam a fúria que elas estão tendo só de falar num possível terceiro mandato de Lula! É... São todas iguais!

9 comentários:

Carlos disse...

Vocês querem tanto o terceiro mandato para Lula e dizem tão justos, e porque não cogitaram o terceiro mandato para FHC?

Anônimo disse...

simples. porque FHC não prestou pro Brasil.

Júlio Cezar de Miranda disse...

Penso que, para podermos ser Cidadãos consciente é preciso ficarmos atentos as fontes e aos fatos históricos. Não precisa entretanto, ser historiador ou economista para ter a noção exata dos prejuízos que FHC trouxe ao Brasil, além da paixão dele pelas privatizações e consequentemente a venda do País, não soube enfrentar a crise que existia na época - diferentemente de Lula - que apesar das quedas em alguns setores, nossa economia já começa a se recuperar. Quem não lembra do famoso apagão no Governo Tucano?! Quem não lembra as taxas de juros altíssimas, a inflação que diminuia o poder de compra da população. Pois é, além de todos esse fatores que fez com que o nosso País ficasse estagnado por um bom tempo, FHC ficou marcado como o inventor do plano real, onde todo nós sabemos que quem fez o esbouço desse plano foi Ciro Gomes. Parece que Zé Pedágio quer imitar o " amigo " FHC dizendo qe ele foi quem criou a lei dos genéricos, onde na verdade esta lei está assinada por Itamar Franco e seu ministro da saúde na época Jamil Haddad. Mas não para por aí. Além de usurpar a criação dos outros, Serrinha manda PM bater em Universitários na greve da USP, despeja milhares de famílias para construir o Rodanel, onde na verdade sabemos que é só balela para tentar enganar os paulistanos, e agora aumentou mais uma vez o pedágio das estradas de São Paulo, em algumas rodovias aumentou de 3,5% para 9% não é atoa que ele é chamado Zé Pedágio. Finalizando e refrescando a memória do anônimo a cima, quem alterou as regras das eleições em 1998 foi FHC com a emenda da reeleição. Se Lula quizesse fazer um plesbicíto ou alterar as regras para ser candidato a um 3º, 4º, 5º mandato ele faría e ganharia todas. Mas o Terceiro mandato de Lula é Dilma, ou vc anônimo duvída que ela ganha?!. Terceiro mandato para FHC, faça mil favores, só se for pra ele querer vender o País novamente. O Brasil é nosso.

Carlos disse...

Júlio ainda bem que a maioria não é alienada, mas terceiro mandato é um tiro contra a democracia. Isso é dar brecha para outros no futuro. Acorda Júlio deixa de falar besteiras.

Jackson Leandro disse...

Definitivamente,sinto e lamento em dizer que o mundo vive um retrocesso assustador,em Honduras teve Presidente querendo inventar moda de 3º mandato,e pra piorar,pasmem,golpe de estado pra interferir,dois retrocessos de uma só vez. E aqui no Brasil não é muito diferente,só que até agora não houve nenhum golpe de estado,e espero que continue assim.
Sou eleitor de Lula,eu e minha família sempre apoiamos ele e adimiramos sua forma inovadora de governar o país,e que vem dando certo até agora,mas não posso deixar de expressar aqui minha revolta contra essa idéia descabida e ditadora de insistirem em um 3º mandato pra Lula,hora,não é porque FHC,alterou as regra eleitorais,e que tanto foi questoniada pelos partidos de esquerda-liberal que hoje estã ono poder,que agora vão comenter o mesmo erro,isso seria um grande equívoco,pra não dizer uma palavra um pouco mais forte.
Meu Deus,essa história de 3] mandato já vi acontecer na venezuela,e olhem o resultado,um ditador,Hugo Chávez,e na França,onde a reeleição é permitida quantas vezes o candidato quiser se candidatar,é o que chamamos de ditadura moderna,mas nã odeixa de ser ditadura,e no Brasil,nã oseria diferente,ou acham que se Lula conseguir o 3º mandato,nã ovã ocriar mais uma lei pra criar o 4º,o 5º...e por ai vai,até todos perceberem que estaremos vivendo em uma ditadura,o que seria um retrocesso absurdo. Que ótimo,quer dizer que agora todo bom administrador tem o direito de se reeleger quantas vezes quiser,porque fez uma boa administração?!quer dizer que Roberto em Belém,Fátima Paulino em Guarabira, Veneziano em Campina,e Ricardo em João Pessoa,por exemplo,poderiam se reeleger quantas vezes quiserem,porque estã ofazend ouma boa administração??!! e os sangues novos da política??onde ficariam??perderiam a chance de demonstrar todo seu potencial pra administrar??seria injusto num país onde muitos enchem a boca pra dizer que reina a democracia,mas o que vejo na verdade é que muitos mesmo que involuntariamente desejam voltar a ditadura.
Sou contra o 3º mandato de Lula e de qualquer outro que queira inventar essa moda ridícula e ditatorial. Sou a favor da democracia e da renovação de governos,se o povo achar que Lula fez um bom trabalho,elegerá sua sucessora,Dilma,senão,elegerá Serra,e acabou,é muito simples.
VIVA A DEMOCRACIA VERDADEIRAMENTE LIVRE!!!!

Júlio Cezar de Miranda disse...

Esse povo [Carlos]é engraçado. Não tem posicionamento sólido aí vem com esse história de alienação. Faça como Jackson Leandro que expos seu pensamento de forma concisa, sólida. Que apesar de não concordar com ele em algumas coisas, respeito sua opinião. Não é porque sou filiado ao PT e também porque é Lula que está no poder que estou defendendo esse Governo, poderia ser qualquer outro gonvernante que não seja da famosa orientação neoliberal a qual FCH e Serra fazem parte. Quando todos nós percebermos o mal que esses políticos conservadores, neoliberais, fizeram e faz para o Brasil aí veremos a importancia de defender Governos como o do Lula. Acorda Carlos!! Deixa de falar besteira! Procura pesquisar o mal que políticas economicas de livre mercado exageradas fazem para todos nós cidadãos. Procura analizar o mal que essa elite separatista paulista - onde eles são os melhores, os superiores - fazem para o restante do Brasil. Onde em séculos só fizeram explorar o restante da população. Procura perceber a ditadura da mídia conservadora do nossa País representada pela Globo, Veja e companhia que faz de tudo para derrubar ou desestabilar o que já avançamos. No mais, viva a democracia.
Acorda Carlos! Deixa de falar besteira.

Carlos disse...

Repetitivo e não criativo é isso que és Júlio.

Anônimo disse...

Carlos o Júlio está correto em relembrar esses fatos do governo fhc. Algumas pessoas tem memória curta como vc, e precisam que pessoas lembrem o descaso e a venda do Brasil no governo FHC. Acorda Carlos! Vc quer que repita o governo fhc no Brasil? O povo não quer não.

Carlos disse...

Não me lembro em falar que quero novamente FHC, qeuro dizer que as coisas não deve ser vistas e encaradas com dois pesos e duas medidas.

Clicky Web Analytics