terça-feira, 9 de junho de 2009

As orgias do poder.

Acompanhamos nos últimos dias várias notícias sobre situações curiosas praticadas por políticos, ou em lugares públicos. Na semana passada, por exemplo, na Câmara Municipal da cidade paraense de Redenção, um grupo de mulheres estava promovendo um encontro, se não me engano, entre vendedoras de cosméticos, e no final do evento houve uma apresentação, um show de strip de alguns homens. A “sociedade” ficou indignada. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestou. A imprensa repudiou. Todo mundo, em nome da “moral” disse que aquele ato era uma desonra para um “espaço do povo”, no caso, a Câmara Municipal de Redenção.

Já o segundo fato aconteceu lá na Inglaterra. Alguns parlamentares estavam usando verbas públicas para a compra de coisas fúteis, como ração para cachorro, presentinhos para amigos e familiares, etc., etc., etc., Porém, o que chamou a atenção foi uma dessas “futilidades” compradas, quero dizer, alugadas. Um dos parlamentares usou a verba para alugar alguns filmes pornográficos. E a moralista sociedade inglesa repudiou veementemente essa atitude. Mas, cá pra nós, esse parlamentar tava necessitado mesmo, pois usar dinheiro público para alugar filmes pornôs. Tá danado!

Mas o último fato foi ainda mais sugestivo pelo lugar onde aconteceu. Vocês já ouviram falar no primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi? Muito bem! Em uma de suas mansões naquele país, ele promoveu uma festinha regada a muito “vinho” - e aí podemos lembrar-nos de Dionísio o deus do vinho - belas mulheres nuas, e até colegas da política muito bem a vontade, sem roupas. Contudo, vale ressaltar que essas “orgias sexuais” eram comuns na Roma Antiga, e por isso não devemos nos escandalizar tanto. É só lembrar, por exemplo, do filme Calígula, e constatar que desde os imperadores romanos essas práticas eram usuais entre os políticos. A moral sexual da Roma Antiga é diferente da nossa moral sexual cristã.

Por fim, ficam alguns questionamentos: o que é mais escandaloso? Essas festinhas promovidas por alguns políticos? Ou a escandalosa corrupção nos bastidores do poder, a qual afeta diretamente a vida dos cidadãos? Claro que os casos em que se utilizam do dinheiro público para a promoção dessas “festinhas” é corrupção. Porém, muito mais escandalosas nos dias atuais são as práticas corruptas promovidas na “casa do povo”, sejam elas nas Câmaras, nas Assembléias ou nos Palácios de governos. Isso sim é imoral em qualquer cultura!

Um comentário:

Anônimo disse...

Segundo a imprensa, há indícios que a mesma orgia está sendo praticada por filho de presidente. A orgia do dinheiro público em empresa particular. O q vocês me dizem disto?

Clicky Web Analytics