sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente.

Hoje, dia 5 de junho, se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. A propósito da data, o nosso blog pretende discutir com os leitores algumas questões ambientais que tanto afetam as nossas vidas. Inicialmente gostaria de refletir junto com vocês sobre a responsabilidade que nós temos na preservação do meio ambiente. Quando falo em meio ambiente não estou apenas me referindo às florestas ou aos rios, por exemplos. O meio ambiente é isso e muito mais. Poderíamos resumir que o meio ambiente é esse espaço, essa “camada de vida” que chamamos de Biosfera, na qual todos nós, seres vivos, habitamos. Por isso a importância de atitudes que não agridam o meio em que vivemos. Esse é o principal ponto. Atitudes responsáveis.

Outro ponto que destaco nessa breve matéria diz respeito a um tema que está na pauta dos debates nacional, e afeta diretamente a preservação do meio ambiente: a legislação ambiental. Como uma das características dos blogs são as informações resumidas ou não tão longas, vou tentar ser breve nas minhas considerações. Pois bem! Atualmente estão sendo debatidas no Congresso Nacional mudanças na legislação ambiental brasileira para que os grandes proprietários de terras possam expandir ainda mais sua produção agrícola. Não adianta tentar enrolar. Essa é a principal questão. De um lado está a senadora dos democratas e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) Kátia Abreu, proprietária de terras que defende as mudanças. Do outro a senadora petista e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lutando para que a devastação das florestas não aumente.

Umas das propostas de mudança do Código Florestal, por exemplo, é a expansão do plantio agrícola nas áreas de matas ciliares. Inacreditável! Para quem não sabe, as matas ciliares são aquelas presentes às margens dos rios ou riachos, as quais protegem esses mesmos rios do assoreamento, ou na linguagem popular, do aterramento de seus leitos, além de outros benefícios. Como é que senadores e deputados defendem uma coisa dessas! Em pleno debate mundial sobre como devemos proteger o meio ambiente, políticos defendem um retrocesso desses! Mais uma vez: Inacreditável!

Vocês sabem o que alguns desses congressistas defendem? Defendem um limite de 5 a 3 metros de distância das margens dos rios para a plantação agrícola ou a criação de gado. Ou seja, é como que você raspasse quase todos os seus cílios, desprotegendo assim os seus olhos. Pois essa é a função das matas ciliares: proteger os rios. O que é 3 ou 5 metros de matas ciliares nas margens dos rios? Praticamente nada. É um absurdo o que esses senadores defendem! Vamos ficar de olho! Ou perderemos os poucos “cílios” que nos restam.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics