quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ricardo Coutinho: “É preciso ressuscitar a democracia representativa e participativa”.

Com um auditório completamente lotado por estudantes e professores, o prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho ministrou uma palestra na noite de ontem (15), no Campus III da UEPB em Guarabira sobre políticas públicas. Na palestra, Ricardo Coutinho falou da importância em envolver a população de forma participativa, criando espaços nos governos. Destacou ainda a necessidade de estabelecer projetos políticos de desenvolvimento para cada mesorregião paraibana, de acordo com suas potencialidades para um desenvolvimento pleno.

Sobre a educação, o prefeito da capital enfatizou que é preciso melhorar a qualidade da educação básica, e que muitas vezes a dificuldade enfrentada pelas universidades está na falta dessa qualidade no ensino fundamental. Questionado sobre as eleições de 2010, Ricardo falou da importância de novas formas de governar a Paraíba, fazendo várias críticas ao ex-governador Cássio Cunha Lima e o atual governador José Maranhão. Por fim, expôs a necessidade de “ressuscitar a democracia representativa e participativa”.

8 comentários:

Robério Macêdo disse...

Júlio e Jackson, vocês podem pensar que eu jamais votaria em Ricardo, pois digo voto e o admiro, mais não acho certo da as costas a quem te ajudou.
Tudo tem seu tempo e hora.

Jackson Leandro disse...

Caro amigo Robério,me sinto honrado em poder debater com você sobre assuntos tão importantes como esses sobre a política paraibana. Na campanha de 2006 fui um dos coordenadores jovens da campanha Zé Maranhão aqui em Belém,sempre fui maranhista,sempre fui do lado do vermelho,mas agora sinto a necessidade e o desejo de ver uma nova Paraíba,com um novo olhar,um novo jeito de governar,e tenho a absoluta certeza que essa esperança não está nem dentro do grupo maranhista ,muito menos no grupo cassista cassado,nessa campanha darei sim um voto de confiança a Ricardo,como já disse pelo seu trabalho realizado em João Pessoa,a Paraíba precisa de sangue novo na política,como Ricardo e Veneziano,a quem também daria um voto de confiança,mas que infelizmente não creio que será candidato ao governo devido ao monopólio de Maranhão em não querer abrir mão,quando na verdade não percebeu que seu tempo já passou. Não considero que Ricardo deus as costas ou traiu Maranhão,o que vejo é um Ricardo que não abaixa a cabeça e se deixa ser manipulado por ninguém,tem princípios,assim como tenho certeza absoluta que Maranhão não gostaria também de ser manipulado como ele tentou fazer com Ricardo,e o mesmo não admitiu.
Caso Ricardo chegue realmente ao governo do estado,serei mais um fiscalizador do seu governo,pois nã oestou aqui pra defender político independente das roubalheiras e canalhices que fazem,e sim pra fiscalizá-los com rigor,como dever de todo cidadão brasileiro,e posso te garantir que se Ricardo vir a fazer um governo de erros e ilusões,não terei medo em reconhecer meu erro e cobrar dele,pois como já disse não defendo político nenhum,e sim fiscalizo.
Mas também só saberemos se dará certo ou não se dermos essa chance a ele,e até o presente momento ele vem dando sinais de que merece a inteira confiança do voto por parte do povo paraibano em dar-lhe esta oportunidade dele mostrar a que veio. Acredito que esta seja a hora dele sim,acredito que esta seja a hora da Paraíba dar seu grito de liberdade e renovação,pois a hora é essa,agora,e se esse momento passar ficaremos para trás impossibilitados de crescer,e tirar nosso sofrido estado das ruínas que se encontra hoje decorrente dos péssimos governos anteriores que passaram e devastaram nossa querida Paraíba.
o lema continua : ACORDA PARAÍBA!!!

Unknown disse...

ele e o cara, ele será o proximo governador da paraiba, independente de que lado ele estiver voto 40.

Robério Macêdo disse...

Jackson, em 2004 quando Ricardo foi eleito o seu vice era Manoel Júnior do PMDB, naquele momento Ricardo precisou de Maranhão, mas agora em 2008 isso não aconteceu, pois lhe digo deu as costas sim pois em 2004 ele precisou do PMDB, PT, PC do B e tantos outros e em 2008 colocou um vice do seu próprio partido, a arrogância dele e prepotência começou daí, o que eu admiro é esse pedestau que o povo está colocando ele falando de desordens anteriores, Maranhão foi bom governo e digo ainda vai fazer muito pela Paraíba. Lembra do Hospital de Belém na época dele e na de Cássio? Vou pegar esse exemplo local e posso lhe mostrar tantos outros.
Agora falar como Ricardo fosse o libertaor, salvador de tudo e de todos pra mim isso é colocar esperança de mais em uma única pessoa.
A história revela duas teorias:
A 1° é que eleições é igual maratona nem sempre quem sai na frente é quem ganha ( nem sabemos se ele será cndidato ao governo).
A 2° o libertador de hoje é o tirano de amanhã.

Pensem.

Jackson Leandro disse...

Caro Robério,sinto,mas não recordo de em momento algum ter afirmado que Maranhão tenha sido um mal governo ou que o esteja fazendo agora,e muito menos comparando com o de Cássio,falo aqui da esperança pela renovação no estado,sempre fui maranhista como já disse,mas agora sinto o desejo de dar meu voto de confiança sim a Ricardo,não creio que ele será um libertador para o estado,pois graças a Deus não chegamos a esse ponto ainda,como ocorre no Maranhão onde o grupo Sarney imperou por 40 anos e está voltando agora com Roseana,mas espero que ele inove em seus projetos públicos,que faça uma PPA de forma inteligente ,dinâmica e inovadora par o estado como ele faz em João Pessoa hoje em dia. Em 2004 quando ele se consagrou com aquela vitória esmagadora sobre o grupo cicerista e cassista,realmente tinha Manoel Júnior que era do PMDB na época,mais creio que isso não tenha pesado pra sua vitória,pois João Pessoa votou pela mudança e por suas propostas,e naquela ocasião o PT lançou candidato prórpio,Avenzoar Arruda a prefeitura,não estava aliado a Ricardo,a aliança veio depois.
Disse e repito novamente,se Ricardo chegar ao governo serei um fiscalizador de seu governo e não defensor ferrenho apaixonado por um grupo político,irei cobrar ações em sua administração,pois nã otenh omotivos pra venerar político nenhum,meu futuro não depende deles e sim de meus próprios esforços,tenho o livre arbítrio para tomar minhas próprias decisões,defender minhas idéias e pensamentos,assim como você.Sou um jovem interessado com o futuro do noss oestado e do nosso país,e creio sim que necessitamos de novas formas de governar para realmente saber qual o caminho certo de se governar.
No mais,como já disse,acho importante esses debates sempre rspeitando as opiniões contrárias,e respeito sua opinião e o admiro pela coragem de expô-la quando tantos não tem a mesma.
"O mundo só irá mudar,quando tivermos a capacidade de colocar em prática nossas idéias e sonhos,depende da coragem de querer mudar e fazer ser diferente."

Robério Macêdo disse...

Jackson, Ricardo cresceu e fez seu nome no PT, deu as costas e lançou-se candidato é disso que alerto as pessoas sobre Coutinho que ou é do jeito que ele quer ou nada feito e isso jamais é bom para um democracia consolidada como a nossa, em 2004 se ele não precisasse de outros partidos o vice era do partido dele, como ele fez agora.
Minha família e eu não dependemos de política, meu pai (Rubens) é funcionário público e minha mãe também (Luza), todos em Belém conhecem sua história de trabalho e honestidade, eu termino no final deste ano Medicina Veterinária seguirei uma pós-graduação e pretendo conseguir na forma de concurso um emprego público para não depender de político algum.
Coragem sempre terei pois faço questão de me identificar em todas as minhas opiniões, e respeito as demais e agradeço ao espaço que me cedem nesse blog, pois Jackson espero por muitos outros assuntos debater e conversar com pessoas que tem opinião própria, e tenha certeza que eu tenho a minha.

Anônimo disse...

A vitória de Ricardo representa a morte política de Zé Maranhão, que consequentemente representa a perda do cargo de D. Luza no hospital daqui, por isso a preocupação de Robério. Somente um último aviso, o futuro governador ricardo não distribui cargos por bajulação, mas por competência.

(Junior não vejo nenhum desrespeito nesse comentário, espero ver-lhe publicado)

Robério Macêdo disse...

Junior bajulação é uma ofença.

Meus pais não precisa e nunca precisou bajular ninguém, pois a coerência, dignidade e principalmente a independência deles sempre incomodou muita gente em Belém, Luza Macedo esta ali pela sua competência que demonstrou na primeira vez que administrou o hospital, quem diz isso são os próprios adversários, eles ficaram mais de seis anos sem participar do governo, dez anos sem participar da prefeitura, é isso que incomoda, não se vende como muitos em Belém, pois sua independência eles tem e quando participa quem ganha é Belém, esperem o que Luza Macedo esta fazendo e fará pela saúde de Belém, pois anônimo dignidade é para poucos e isso nós temos de sobra, tenha coragem e vergonha na cara para mostrar seu nome, pois com certeza você faz parte da banda podre que já governou Belém.
Se mostre.

Clicky Web Analytics