domingo, 26 de abril de 2009

O que os jovens belenenses pensam sobre a violência?

Num encontro com alguns jovens da Crisma da Paróquia Sagrada Família de Belém, discutimos sobre a problemática da violência na sociedade brasileira. Eis alguns comentários dos jovens sobre o tema:

"Havendo uma polícia melhor remunerada e mais preparada. Fazendo a nossa própria história, não deixando nos influenciar pelos filmes. Acabando com essa “democracia” que só beneficia os ricos. Tendo mais educação". (Gerlane Suele da Silva, 20 anos)

"É necessário que cada um possa pensar na seguinte frase: não deseje ao próximo o que não queres para si mesmo. Pensando assim, vamos refletir bastante antes de agir sem pensar". (Paula Francinete Alexandre da Silva, 19 anos)

"Acabando com a violência dentro de casa é o começo para mudar o caos que estamos presenciando no mundo através dos meios de comunicação, ou a nossa frente. Ensinando que o amor e o respeito pelo próximo é o melhor caminho para vencermos essa guerra. Só assim, unidos, vamos conseguir que o mundo seja mais justo, limpo. Mais cheios de amor e confiança uns pelos outros. Temos que praticar o que Deus nosso Pai ensina: amai-vos uns aos outros como eu vos amei". (Josefa Jéssica Mayara F. Peixoto, 19 anos)

"Uma das melhores maneiras de diminuir a violência é o amor que precisa existir nas famílias. Os pais precisam dar o exemplo aos filhos para que eles cresçam tendo consciência de que precisamos respeitar as pessoas. Só assim vamos conseguir ter paz no Brasil e no mundo. E também começarmos a amar a si mesmos para podermos amar os outros". (Josenilma Freires, 21 anos)

"A priori a violência está intrinsecamente ligada ao nosso instinto animal, por isso, se faz necessário que antes de se tomar qualquer atitude, pare, pense e reflita. A violência também está ligada à cultura, por isso se faz necessário o investimento em educação, para que todos tenham oportunidade na vida, além do mais, pessoas bem educadas são mais atenciosas. Outro fator gerador dessa mazela é a falta de civilidade entre as pessoas, que a cada dia ficam mais isoladas, por isso, um cumprimento ( bom dia, boa tarde e etc...), geram a aproximação entre as pessoas, e a partir do momento que as pessoas se preocuparem uma com as outras, certamente a violência irá diminuir. A justiça também tem um papel fundamental nessa questão, pois a partir do momento em que houver a punição adequada para aqueles que cometerem crimes, certamente haverá a diminuição da violência. Por isso é necessária a equidade, a criação de leis que não deixem tantas brechas, e a punição adequada para cada crime. A diminuição da violência depende de cada um de nós, por isso, faça sua parte, que com certeza ela irá diminuir". (Robsmar Oliveira, 24 anos)

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics