quarta-feira, 29 de abril de 2009

Belém oficializa os símbolos municipais.

Uma dívida histórica de mais de 50 anos é retificada pelo poder legislativo e executivo belenenses. Dois importantes e fundamentais símbolos do município são, enfim, oficializados pelos poderes municipais constituídos. Após aprovação dos vereadores, nas últimas sessões da Câmara, e a sanção do prefeito Roberto Flávio, o brasão e o hino municipal já podem ser utilizados por todos os belenenses. Outro detalhe é que a partir de agora o brasão será utilizado nos documentos oficiais e nos prédios públicos municipal, e não mais o slogan de cada mandato.

O Brasão municipal contém vários símbolos que representam parte da história de Belém. No centro do brasão estão dispostos: um agricultor e uma agricultora, representando o que já foi uma das bases da economia local além da característica rural do interior; um boi pastando, representando outra característica econômica; uma árvore, simbolizando a importância das matas; e ao fundo, o sol, fonte de energia e gerador de vida. Já na lateral esquerda está um ramo de cana-de-açúcar, e na lateral direita o de algodão, dois importantes produtos agrícolas cultivados no passado em Belém. E ainda uma coroa na parte superior, e um laço unindo todos os elementos do brasão.

Com relação ao Hino Municipal, a letra e música foram compostas pelo compositor belenense José Costa Silva, o Zé de Artur, pai da ex-secretária de educação Solange Costa. A letra é baseada nas principais características culturais, econômicas do presente e do passado no nosso município como o cordel, o artesanato, a cana-de-açúcar, e outros elementos que enaltecem a nossa terra. Confira abaixo o Hino Municipal de Belém:

Salve, salve nossa gente brava e forte
Nesta luta até a morte em defesa desse chão
Vamos todos conduzir nossa bandeira
Fruto do nosso trabalho com esforço e união

Com união vamos lutar, vamos vencer
Belém ontem, hoje e sempre
Nosso progresso é você

Nosso presente é a glória do passado
Que faz lembrar nossos valores culturais
Artesanato, cordel e literatura
Nossa terra mostra, nossa terra faz

Nossas raízes não podemos esquecer
Belém, ontem, hoje e sempre
Nosso progresso é você

Somos o mastro que ostenta essa bandeira
Representando nossa terra, nosso chão
Nossa bandeira tem o símbolo que nos lembra
A cana-de-açúcar e o plantio de algodão

A marcha do futuro não pode retroceder
Belém, ontem, hoje e sempre

Nosso progresso é você

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics