quarta-feira, 11 de março de 2009

20 anos de criação da Paróquia Sagrada Família de Belém

A Paróquia Sagrada Família de Belém completa 20 anos de sua fundação. A ereção canônica aconteceu no dia 11 de março de 1989. São vintes anos evangelizando e promovendo a solidariedade na Casa do Pão, na Terra da Paz. Nesta data comemorativa não há como se esquecer do principal idealizador da paróquia, o padre italiano Celestino Tino Grillo, que atuou por vários anos na cidade, e junto com a comunidade construiu a atual igreja matriz dedicada a Sagrada Família.

Outro personagem que também se destacou nessa empreitada foi à saudosa Maria Lira, esposa do ex-prefeito Manoel Xavier de Carvalho. Dona Maria Lira, como era conhecida, abraçou a causa e saiu à luta a fim de angariar recursos para a construção. Deixamos aqui a nossa gratidão a ela e a todas as pessoas que contribuíram da forma que puderam, para erguer este templo católico, mais um símbolo da religiosidade do povo belenense, ao lado da majestosa Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Já no ano de 2007, no cinquentenário ano de emancipação política de Belém, a Igreja Matriz da Sagrada Família recebeu uma obra que mereceu e continua merecendo o reconhecimento da população belenense: a construção do altar-mor. Idealizado pelo Padre Pedro Gomes Beserra, o altar-mor da igreja matriz (foto) trouxe a arte religiosa do artesão paraibano João Numero para dentro deste templo belenense, tornando-se mais belo e contemplativo.

Uma das marcas da Paróquia Sagrada Família é o protagonismo dos leigos e evangelizadores. São diversos grupos engajados na evangelização e na ajuda aos mais pobres. Outra marca que surgiu a partir do Congresso Eucarístico Diocesano realizado em Belém no ano de 1999, é a devoção a Eucaristia, tornando-se uma paróquia eminentemente eucarística, prova disso é a quinta-feira de adoração, onde os fiéis lotam a igreja matriz para prestar seu louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento. Podemos dividir o período desses vinte anos da paróquia de Belém em dois momentos. O primeiro, antes do Congresso Eucarístico, e o segundo, após o Congresso.

6 comentários:

Marcelo do PT disse...

Lamento apenas o desrespeito dos párocos que sucederam Celestino Grillo, que não que fizeram modificações na estrutura interna da Igreja Sagrada Família, destruindo a apagando os símbolos do trabalho humano, dos braços que com suas forças colocaram aquele altar de pedra que combinava perfeitamente com a estrutura externa da Igreja. Em nada combina a atual estrutura do Altar Mor da Igreja Sagrada Família com a sua construção externa. Mudanças fruto da cabeça de padres parecidos com governantes invejosos que não admitem deixar uma obra como os antecessores deixaram, fazendo mudanças ao invés de apenas cuidar e manter como estar. Gastaram dinheiro no templo da Igreja Sagrada Família, tiraram o seu sentido inicial com características modernista parecido como que se tem hoje na Europa, destruíram o trabalho do arquiteto italiano que com tanto carinho padre Celestino trouxe a Belém para projetar e destruíram parte da historia que não mais vai ser lembrada no futuro.
Desculpe Junior, mas não concordo com você, sou dos que acham que essas mudanças arquitetônicas apenas destroem a historia pra satisfazer ego de alguns, acho que todo patrimônio de uso comum do povo deveria de imediato ser tombado para que a historia seja preservada.

Anônimo disse...

Foi um crime a mudança da estrutura original da Igreja Sagrada Família. A população não deveria ter permitido.

Anônimo disse...

Crime? que crime? quem cometeu um crime foi aquele padre pedro baixinho que destruiu o antigo altar da igreja da conceição, pelo menos o padre pedro gomes construiu algo que não existia, que era o altar da igreja matriz

Anônimo disse...

junior, esse povo não entende mesmo. Agora que a igreja sagrada família está bonita com o altar mor. Antes era só uma parede com uma cruz, parecia um galpão, um depósito de alguma coisa. hoje as pessoas querem casar na matriz por causa da beleza do altar. Padre pedro gomes trabalhou mais que o prefeito, construiu do zero a capela são pedro e a capela santo antonio, reformou a capela da Luz e a capela de rua nova, contruiu o altar da matriz e o colégio santo angelus, e de quebra construiu uma das maiores obras sociais que belém já teve que é o abrigo dos idosos.

Anônimo disse...

A mudança do altar foi um atentado a arquitetura da igreja. Tornando-a feia e ultrapassada.

Anônimo disse...

Tudo inveja

Clicky Web Analytics