quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Editorial: Comunicação e Responsabilidade

Diante da repercussão, nas últimas semanas em Belém, de diversos episódios envolvendo parlamentares do município, este blog pretende fazer uma breve reflexão com os leitores. Primeiro. Qualquer pessoa que exerce um cargo público deve estar ciente das possíveis críticas e cobranças por parte da população. Da mesma forma, dos possíveis elogios e aplausos a serem recebidos. O certo é que uma mulher ou um homem público deve dar satisfação aos cidadãos sobre seus atos cometidos ou não. Ainda mais nesta era da informação, da comunicação, pela qual vivenciamos. Hoje, o cidadão está mais consciente e informado, as pessoas públicas precisam entender isso.

Segundo. Acredito que uma das funções da imprensa é levar ao conhecimento do público os fatos, apenas os fatos. Resguardando o direito de resposta de ambas as partes envolvidas, item que este Blog vem mantendo rigorosamente, cabendo ao leitor, ao telespectador, ao internauta, darem suas opiniões. Este é um preceito garantido na Constituição da República Federativa do Brasil. A liberdade de expressão, censurada no período da Ditadura Militar no país. Já em relação aos Blogs, é importantíssimo destacar que qualquer cidadão brasileiro pode criá-los, não é necessário ser jornalista, digo isso porque fui questionado sobre o fato.

Com estas rápidas observações, apesar das críticas mal formuladas, das incompreensões, e das insinuações de alguns leitores, o Blog do Júnior Miranda continuará com seu trabalho jornalístico pautado na imparcialidade e na respeitabilidade. Características indispensáveis ao bom jornalismo. Esses princípios adquiridos ao longo de minha vida acadêmica como Geógrafo, e agora como Historiador, permanecerão nas futuras matérias a serem publicadas neste democrático veículo de comunicação social, o Blog do Júnior Miranda, que vem merecendo destaque na imprensa do Brejo Paraibano por sua credibilidade e responsabilidade.

Finalizo este brevíssimo editorial almejando que todos os leitores do Blog do Júnior Miranda, leitores de diversas correntes políticas e ideológicas, continuem lendo, se informando, e comentando as matérias, cuidadosamente elaboradas, por este jovem estudante belenense. Desejo que as mulheres e homens públicos, que exercem cargos nas variadas esferas do poder, possam desempenhar suas funções com dignidade e responsabilidade. É o que o povo espera e exige. Paz e Bem a todos!

Júnior Miranda

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Júnior Miranda, Parabéns pelo seu blog que, presta um grande serviço à cidade de Belém, levando os fatos de modo imparcial, sério com veracidade para todos os belenenses. Todos nós sabemos da verdade das informações passadas por este veículo de comunicação, da maneira respeitosa e íntegra com que são abordados os temas, da oportunidade que é dada à ambos os lados citados nas matérias. Sabemos também que, pessoas tentam censurar com palavras, mal colocadas, esta ferramenta de debate e conhecimento muito bem elaborado, que é este blog; porém, à medida que essas pessoas tentam desvirtuar o blog, mas ele cresce, em tamanho e conteúdo, levando sempre aos leitores á visão críticas dos fatos. Censura, de qualquer maneira que seja, é retroceder no tempo, é vivenciar o Estado de exceção que vivemos no período Militar. Aceite críticas, mas não censura, de qualquer modo que ela se apresente.

Clicky Web Analytics