terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dia histórico: posse de Barack Hussein Obama

Não poderia deixar de escrever hoje, dia 20 de janeiro de 2009, sobre a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama. Após uma longa batalha democrática para chegar a Casa Branca, Obama torna-se o 44º presidente norte-americano. A histórica eleição, e agora posse de Obama, vem carregada de importantes significados, tanto para os Estados Unidos, quanto para o restante do mundo.

Primeiro, por ele ser descendente de africano, especialmente do Quênia, um dos países mais pobres do mundo. Segundo, porque o sobrenome de Obama trás à memória dos americanos um personagem que esteve ligado há décadas, com a esquizofrênica luta contra o terrorismo e as armas químicas, o ex-presidente do Iraque, Saddam Hussein. Só por estas duas características já poderíamos considerar a eleição e posse como históricos.

No entanto, não são apenas essas duas características de Obama que chamam a atenção. O que me chama atenção do presidente americano, e que já tinha publicado em outra matéria no blog, é a liderança, a capacidade de aglutinar, de envolver uma população norte-americana desiludida, especialmente, a população jovem. Nas devidas proporções, isso me faz lembrar a eleição de nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com aquela empolgação da juventude brasileira.

Agora, com a posse de Obama, surgem alguns questionamentos. Será que o presidente terá a mesma liderança em tentar reverter à grave crise financeira nos Estados Unidos, e que causou estragos pelo mundo afora? Será que o presidente conseguirá também reverter, a forte imagem negativa dos EUA? Vamos esperar pra ver. Desejamos que Obama coloque nos “trilhos” não só a economia ou a imagem americana, mas também a prioridade pelas questões ambientais renegadas no governo anterior.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics