quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Profissão Repórter: um programa de qualidade


A TV brasileira está passando por uma fase de poucos programas com qualidade. As emissoras “investem” mais em reality shows, devido o retorno financeiro e a pouca conscientização da população que insiste em acompanhar tais programas, como o Big Brother Brasil, do que programas educativos ou mais inteligentes, quando existem nas programações.

Apesar dessa situação, ainda existem bons programas de TV, e cito como exemplo, o Profissão Repórter, programa jornalístico da Rede Globo. Com diversas matérias interessantes, mostrando o dia a dia de pessoas trabalhadoras, de eventos culturais ou religiosos, de assuntos que passam despercebidos pelo público, o Profissão Repórter é um programa que merece ser acompanhado.

No entanto, existem algumas observações, não na qualidade do programa, mas do horário que é veiculado. Engraçado! A maioria das emissoras coloca os programas educativos, ou de melhor qualidade de conteúdo, sempre nos horários “menos nobres”. Por exemplo, o Globo Ecologia, Ciência, etc., são veiculados nas manhãs do sábado, horário em que a grande parte dos jovens e dos adolescentes está dormindo, e esses são um dos principais públicos alvos dos programas. Por que não fazem o contrário, colocando o BBB pela manhã, bem cedo, e Globo Ecologia, por exemplo, à noite no horário de alguma novela.

Já o programa Profissão Repórter é transmitido quase à meia-noite, sorte das regiões que não tem horário de verão, pois dá para assistir, mas para os trabalhadores, estudantes e outras pessoas que precisam acordar cedo no outro dia, nem sempre é possível acompanhá-lo. É claro que para ser veiculado um programa na TV é necessária a audiência, e se continua no ar é porque a audiência deve estar bem, mas deveria ser um pouco mais cedo. Contudo, vale apena assistir o Profissão Repórter.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics