domingo, 23 de novembro de 2008

A grave crise de identidade de Dom Aldo Pagoto

O Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagoto vem passando nos últimos meses uma grave “crise de identidade”. O arcebispo não sabe mais em que “lado” está. Não estou me referindo ao “lado” político partidário, mas nos discursos e pronunciamentos ao povo paraibano, pois estão cada vez mais contraditórios e incompreensíveis.

É evidente que esses pronunciamentos não devem ser reconhecidos como palavra da Igreja, até porque a própria Igreja vem contribuindo decisivamente no combate, por exemplo, a corrupção eleitoral, mas essas falas devem ser interpretadas como posições individuais do cidadão chamado Aldo Pagoto, não de um representante da Igreja Católica na Paraíba.

Se observarmos as contradições de Dom Aldo Pagoto nos últimos meses perceberemos o agravamento da crise de identidade vivenciada por ele. Recentemente na campanha eleitoral o Pagoto participou no horário político de Campina Grande, apoiando um determinado candidato, e em João Pessoa, junto com um Pastor Evangélico, defendeu um candidato de outra corrente política.

Se voltarmos um pouco antes, o arcebispo paraibano vinha fazendo discursos em defesa da moralidade pública, contra a corrupção, e quando o Tribunal Superior Eleitoral cassa por unanimidade um governador por abuso de poder econômico numa eleição, ele fala à imprensa que a decisão foi um equívoco e se solidariza com o acusado do delito.

Dias atrás o mesmo arcebispo fez críticas ao Padre Fábio de Melo pelo show que iria fazer em João Pessoa, dizendo que as pessoas estavam indo para o show não pelas canções e sim pelo “estrelismo” do padre. E o arcebispo ainda foi apoiado por outra figura do sertão paraibano, que diz ser padre e brasileiro, mas que não quer perder uma aparição na mídia paraibana como o arcebispo. Será que eles estão com inveja do Padre Fábio de Melo por ser um sacerdote inteligente, eloqüente e com conteúdo a ser mostrado na imprensa?

Deixo claro que não estou denegrindo a imagem do arcebispo, até porque sou um católico praticante e acho importante o respeito à hierarquia, tanto religiosa quanto civil, porém os pronunciamentos de Aldo Pagoto não são pronunciamentos da Igreja e sim pessoais, por isso não merece de minha parte credibilidade e aceitação. Ainda bem que a CNBB se pronunciou rapidamente em defesa da celeridade dos julgamentos de políticos com processos na justiça. De minha parte, a instituição Igreja Católica, da qual sou membro, merece sim, credibilidade.

3 comentários:

Marcelo do PT disse...

Como leitor quero concorda em parte com as colocações deste post, de fato Dom Aldo tem tido comportamentos dubio na sua atuação religiosa e politica,não da pra separar as duas coisas porque na minha visão as duas podem perfeitamente andar juntas,e colocar tanto a religião queanto a politica a serviço do povo, o que não pode é um Bispo criticar padre com atuação politica ao mesmo tempo em que se envolve profundamente nas questões politicas e ainda mais na contra-mão da historia e da recomendação da CNBB. Quero concordar com Dom Aldo nas criticas ao padre Fabio de Melo e acho que ele tem razão quando diz que o publico vão aos Shows mais pelo estrlismo do que pelas canções e que os padres pops star esquecem de pregar tendo como exemplo a vida de jesus e agem como estrela, é ai que discordo da critica sucinta feita no texto ao Padre Djacir Brasileiro que ao contrario do padre Fabio de Melo ocupa espaço na imprensa com temas e lutas extremante nobres na defesa dos mais pobres e indefesos e o fato de ele ocupar a imprensa com essa finalidade não merece ser comparado a Dom Aldo. Na minha visão o Parde Djacir Brasileiro é mais nobre e superior que Dom Aldo e mais ainda que Fabio de Melo, principalmnnete porque se submete a viver o dia-dia do sertanejo e sofrer junto com eles, lutar com eles e por eles.

Anônimo disse...

esse padre djaci brasileiro é igual a maioria dos petistas,, fingem defender o pobre mais só querem se aproveitar, djaci finge defender a transposição para os pobres e quem vai ser beneficiado são latinfundiários como a família Gadelha da região dele.

Anônimo disse...

Quem não tem a coragem de mostrar a cara para expor o que pensa, não merece respeito e também não merece resposta se assim vou fazer é em respeito aos leitores. Ao ler o seu comentário logo dar pra ver que se trata de uma pessoa desprovida de conhecimento e cheia de raiva, o que tenho a te dizer é que procure se atualizar melhor e se prover de conhecimento ai você vai ver que o Padre Djaci Brasileiro tem uma biografia que mesmo que você viva 100 anos jamais chegará perto do que ele é e jamais construiria uma historia de vida como ele construiu. Enquanto a transposição estuda um pouco e melhor o projeto e você vai ver que não tem espaço pra beneficiar latifundiário, alás se é que você sabe o que significa essa palavra, mas estuda o projeto e depois mostra a cara pra gente discutir ele e eu vou te mostrar que é um projeto onde só um governo que tem a frente um petista tem coragem de executá-lo, mas talvez isso seja algo que os seus pífios neurônios jamais entendam.

Clicky Web Analytics