quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Olha a situação do Colégio Estadual de Belém

Neste comentário, iniciado a partir de agora, quero colocar para os leitores as seguintes reflexões: O que é uma educação de qualidade? Você que é pai ou mãe, como gostaria que fosse a educação de seu filho ou filha numa escola? Você já parou pra pensar como está sendo a educação de seu filho no ambiente escolar? Que “tipo” de educação você propicia para o seu filho(a), não só na escola, como também na sua casa?


Pois bem! Estava eu intrigado com o fato de ver vários estudantes da Escola Estadual Engª Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, do nosso Colégio Estadual de Belém, voltando para casa às 9:00 horas da manhã, em pleno período de aulas. Fiquei estarrecido com o fato estar acontecendo também no período da tarde. Curioso, perguntei a alguns estudantes qual o motivo da “liberação” das aulas. Eles responderam: “Os professores não vieram para a escola, e fomos liberados”. Que prejuízo incalculável para a vida desses estudantes belenenses.


Com este comentário não estou denegrindo a imagem dos professores do Colégio Estadual. Temos grandes mestres que doam intensamente suas vidas em prol da educação dos belenenses. Porém, como ex-aluno dessa instituição educacional, na qual me proporcionou a base do conhecimento para que eu pudesse ser um belenense formado na Geografia, e que me ajudou a ser classificado num concurso público, fico imensamente triste por ver a situação em que chegou a nossa escola pública.


A direção do Colégio Estadual de Belém precisa ser mais enérgica com as faltas dos professores. Se não for à ausência dos professores na sala de aula, deve ser a falta de professores. Repito “de” professores, pois não há justificativa, se não for esta, de os alunos estarem sendo “liberados” antes do término das aulas. Cadê os pais desses estudantes? Cadê a autoridades responsáveis pela instituição? Cadê os órgãos responsáveis pela defesa dos estudantes? Os grêmios ou entidades estudantis? Cadê esse povo?


E o que é lamentável é a falta de atitude das pessoas que sempre defendiam a educação nos palanques, nos comícios. Professores candidatos a algum cargo público que diziam valorizar a educação, que a bandeira era a educação, etc. e tal. Chegou a tal ponto que alguns estudantes e ex-estudantes revoltados com a situação do colégio estadual criaram no Orkut uma comunidade chamada “CEB”, mas não é Colégio Estadual de Belém, e sim, Circo Estadual de Belém. Não podemos deixar que esse histórico colégio continue nessa situação em pleno século XXI.


É preciso uma nova forma de administrar uma instituição escolar do porte do Colégio Estadual de Belém. É preciso mais participação da sociedade, dos pais, dos alunos, dos belenenses que querem uma educação de qualidade. Sei que não é fácil administrar uma instituição escolar, mas se não há uma abertura e diálogo dos administradores torna-se quase impossível gerir uma escola.


Faço, ainda, os seguintes questionamentos: Existe na escola espaços para os alunos interagirem, como por exemplo, quadra esportiva, biblioteca e laboratórios de informática equipada e com acesso para todos? Existe algum projeto de inserção dos jovens nos esportes, na cultura, na comunidade? Ou todos estão brincando de ensinar e aprender? Que tipo de escola nós queremos? A escola do faz de conta?


Realmente, quando os alunos dizem fomos “liberados”, foram “liberados” mesmos. Liberados do sucesso, liberados do conhecimento, liberados da dignidade, liberados de ser “alguém” na vida, numa sociedade cada vez mais exigente de qualificação. Porém, não podemos ficar apenas lamentando a situação. Por isso, reuni alguns estudantes belenenses que estão concluindo ou concluíram o ensino superior, e estamos criando nos próximos dias o Instituto Histórico e Geográfico de Belém (IHGB), para que esta ONG possa ser uma ferramenta para levar conhecimento, memória e identidade a população belenense.


Façamos nossa parte.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics