domingo, 26 de outubro de 2008

Conselheiro tutelar sofre!

Era quatro horas da tarde de ontem quando o Conselho Tutelar foi solicitado por uma família belenense para resolver um caso envolvendo uma criança de Belém que estava morando num assentamento na cidade de Cruz do Espírito Santo. Prontamente, eu e a conselheira Lucinha Moura, fomos, então, até a cidade de Cruz do Espírito Santo, na zona da mata paraibana, a fim de tentar resolver o caso. Saímos daqui de Belém as 16:30 hs, e chegando lá, já a noite, entramos em contato com o Conselho Tutelar daquela cidade e com a Polícia Militar, para garantir nossa segurança, pois na região do assentamento era comum assaltos naquela hora da noite.

Pois bem! Graças a Deus foi resolvido o problema em questão. Os conselheiros tutelares de Cruz do Espírito Santo nos auxiliaram na diligência. Os dois PMs que estavam de plantão naquela cidade, na noite de ontem, foram bastante atenciosos e nos ajudaram, garantindo a nossa segurança. Enfim, graças a Deus tudo transcorreu-se sem nenhum fato grave. Ficando apenas os nossos sinceros agradecimentos ao Conselho Tutelar e a Polícia Militar de Cruz do Espírito Santo pela atenção dispensada a nós conselheiros de Belém.

Resolvido o problema, por volta das nove horas da noite, saímos de Cruz do Espírito Santo e seguimos viagem de retorno para Belém. Uma longa viagem de uma hora e meia, pela rodovia escura e pouco movimentada, pelo menos nessa noite. Além da longa viagem, a fome ia apertando nossos estômagos, o sono fechando os nossos olhos, apesar da boa conversa no carro, e nós lá, na sinuosa e estreita rodovia cercada de canaviais e daqueles extensos caminhões que transportam a cana-de-açúcar, correndo o risco de alguma cana-de-açúcar desprender-se do veículo e atingir nosso carro, que por sinal foi muito bem conduzido por Beto, motorista que presta serviço a prefeitura de Belém.

Por fim, chegando à Belém, às onze horas da noite, após esta longa viagem de mais um atendimento do Conselho Tutelar, chegamos a nossa cidade com um sentimento de missão cumprida. Mais uma entre tantas missões que desempenhamos na função de conselheiro tutelar. Função esta que muitas vezes é alvo de ataques por parte de pessoas que não conhecem o trabalho do Conselho Tutelar, dizendo que o mesmo não resolve nada. Pelo contrário, nós conselheiros tutelares desempenhamos um papel importantíssimo na sociedade, e dentro das nossas atribuições e limitações, contribuímos decisivamente para garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Nenhum comentário:

Clicky Web Analytics